Nesta terça-feira (5), começa em Ipatinga o agendamento para vacinação contra covid-19 de adolescentes acima de 12 anos, sem comorbidades. A vacina administrada é a Pfizer, única permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os adolescentes devem aguardar o agendamento feito pela própria secretaria para irem à uma unidade básica de saúde, acompanhado por pais ou responsáveis. É preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço do município de Ipatinga no momento da vacinação, digital ou físico.
Dose de reforço
A aplicação da terceira dose da vacina, ou dose de reforço, também está sendo feita mediante agendamento, em Ipatinga. O público destinado, conforme o Ministério da Saúde, são idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas, aquelas com alguma deficiência no sistema imunológico.
Segunda dose adiantada
Pessoas que se vacinaram com a primeira dose com as vacinas AstraZeneca ou Pfizer podem receber a segunda dose oito semanas (56 dias) após a primeira.
Dados da cidade
Segundo números da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, divulgados nessa segunda-feira (4), 289.551 doses de vacinas foram aplicadas no município até o momento. Sendo 178.149 da primeira dose e, da segunda dose, 106.296. Mais 4.594 pessoas receberam a vacina de dose única e 512 doses de reforço foram aplicadas.
Os números de casos de covid-19 notificados em setembro somaram 327, apresentando uma queda de quase 49% em relação a agosto, que registrou 675 notificações.