A Prefeitura de Ipatinga anunciou que as 47 escolas da rede municipal de ensino passam a contar com sete tipos de cardápio. O município espera que, ao melhorar a nutrição escolar, Ipatinga se torne uma referência nacional.
Segundo a Prefeitura, os cardápios são balanceados e produzidos de forma a atender às necessidades dos alunos, conforme o tempo que eles passam nas instituições de ensino. Os cardápios são divididos em Verão e Inverno, variando conforme as condições climáticas da cidade.
A secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, considera que a alimentação dos alunos era um tema pouco discutido sob o ponto de vista da gestão. “Hoje nossos alunos contam com alimentação balanceada, segundo padrões técnicos muito rigorosos, e aqueles que permanecem em tempo integral chegam a fazer cinco refeições por dia”, afirmou a secretária.
A nutricionista responsável pela alimentação escolar, Kely Raspante, avalia que as atualizações trazidas para o município produzem resultados de excelência, e de acordo com a Resolução número 6, de 2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Existem vários protocolos a serem seguidos de acordo com o tempo que o aluno permanece na escola. Em creches, escolas de tempo integral, ou polos como a Unidade Centro Educacional Pedagógico de Aperfeiçoamento Integral (UCEPAI) e 7 de Outubro, são feitas cinco refeições. No ensino regular, são duas, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma. Estamos em dia com os processos de atualização da Resolução do FNDE, para atender com o máximo de qualidade as necessidades de cada aluno. Assim é que também criamos novos estímulos à frequência e ao aprendizado escolar”, concluiu. (Informações da Prefeitura de Ipatinga)