Ao todo, são 15 leitos voltados para a assistência em saúde no Município para recém-nascidos de alto risco que precisam de cuidados especiais
Boa notícia para a saúde em Governador Valadares. Foram inaugurados nesta segunda-feira (27) dois espaços dentro do Hospital Municipal dedicados a cuidados especiais para recém-nascidos de alto risco. A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, que também visitou a futura instalação do Banco de Leite Humano no HM, que segundo a Prefeitura será inaugurado em breve.
As instalações inauguradas foram a UCINCO (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais), com 10 leitos, e da UCINCA (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru) com 5 leitos. Ambas estão inseridas dentro da metodologia do “Método Canguru”, que é voltada para o cuidado humanizado e tem como objetivo inserir a família neste processo até a alta da criança. Ou seja o método permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais.
Além do secretário estadual de Saúde, a solenidade contou com a presença do prefeito André Merlo (PSDB), secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, deputados estaduais da região, gestores do Hospital Municipal e vereadores da Câmara Municipal de Valadares.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que este serviço será custeado pelo governo. “São vários incentivos que já existem para área materna infantil no Estado. Hoje nós temos a oportunidade de ampliar a UCINCO e UCINCA Canguru, e iremos custear para auxiliar este serviço”, ressaltou.
Segundo Baccheretti, a dívida referente aos repasses da saúde do governo do Estado com o município de Governador Valadares está prestes a ser quitada. “Em nome do governador quero frisar a luta que é pagar os municípios com a dívida da saúde. Devemos fechar em outubro a dívida com o município. Já colocamos o trem em cima dos trilhos e agora é acelerar com as obras para melhorar ainda mais a saúde do Estado. Queria anunciar que em breve estaremos inaugurando leitos de UTI pediátrica para toda a região”, disse o secretário.
A secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, ressaltou o trabalho de toda equipe de saúde do HM. “Mais uma vitória para a saúde. Mais uma vitória para a população de Governador Valadares, que será agraciada com 10 leitos de UCINCO e 5 leitos de UNCICA, que são voltados para o cuidado humanizado e têm como propósito levar a mãe para dentro da Unidade de Saúde junto com a criança. Todos os nossos colaboradores se realizam em estar dentro deste processo de crescimento e de melhoria diária na qualidade de atendimento a toda nossa população”, afirmou Caroline Sangali.
Reaproveitar leitos de UTI/COVID
Durante seu discurso, Fábio Baccheretti falou sobre o calendário de vacinação adulta em Minas Gerais. Com o processo de imunização avançando, a pasta planeja reaproveitar os leitos de UTI/COVID para demais necessidades na área da saúde. “Já temos doses para toda população adulta de Minas Gerais garantida. É questão de tempo de todos serem imunizados. Oficialmente, quase 600 municípios já informaram que já finalizaram o processo de imunização de adultos. Iniciaremos o reforço da vacinação de idosos e trabalhadores da saúde. Nesta quarta-feira (28), irei para Brasília novamente para tentar manter parte desses leitos de UTI/COVID abertos para a pós-pandemia. Nossa expectativa é manter mais de 860 leitos para ajudar principalmente nas cirurgias eletivas paralisadas. São mais de 300 mil cirurgias no Estado que a gente vai tentar zerar esta fila acumulada em um ano”, disse.
“Se tem um legado que a pandemia trouxe foi a infraestrutura destes leitos, que podem ser utilizados. Valadares atende mais de 50 municípios na região. Claro que a obra do Hospital Regional rega uma expectativa muito grande, a gente está acompanhando e logo este problema será selecionado. Hoje, eu fico muito feliz de estar inaugurando mais um serviço tão importante para a saúde “, comentou o prefeito André Merlo.
Obras do Hospital Regional
Fábio Baccheretti também foi questionado sobre o andamento das obras do Hospital Regional de Governador Valadares. “Tivemos uma reunião hoje (27). A empresa responsável vai reiniciar a obra da estação de tratamento de esgoto. A empresa tá pedindo um realinhamento de preços. A expectativa de ser reiniciada é para ainda em outubro, e no começo do ano que vem a obra como um todo começa a ser tocada e terminar tudo o quanto antes”, afirmou.