O curso será ministrado no mês de outubro, em Marilac, mas existe a possibilidade de ser realizado em Valadares também
A ocorrência de incêndios tem trazido prejuízos em Governador Valadares e outras cidades da região Leste de Minas. Os focos de incêndio têm crescido devido à estiagem e à vegetação seca. Fazendas inteiras já foram destruídas pelas chamas. Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, neste ano, até o mês de julho, foram registradas 110 ocorrências de incêndios. De agosto a setembro foram 71 casos só em Governador Valadares. De forma geral, na região, foram 190 ocorrências de incêndios florestais. Na tentativa de amenizar esses prejuízos com os incêndios e frear os focos nas regiões rurais, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES vai realizar curso de brigadista de incêndio.
O curso será ministrado em Marilac e está marcado para acontecer entre os dias 18 e 23 de outubro. Os produtores rurais vão receber orientações sobre como evitar incêndios florestais. De acordo com o SENAR, é possível que o curso seja ministrado em Valadares também.
No curso, os participantes são instruídos sobre informações básicas, tendo condição de atuar com segurança em caso de sinistros. Eles aprendem a legislação vigente para a formação de brigadista, formas de propagação do fogo, tipos de incêndio, técnicas de combate às chamas, prevenção contra incêndios, além de conhecerem os equipamentos de proteção e as diferentes ferramentas para ações de combate.
“Outros tópicos abordados são os procedimentos de evacuação, de acordo com a condição de emergência, primeiros socorros e ações de mitigação. O curso é mais amplo e vai além do incêndio, incluindo evacuação e controle de pânico”, explica o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Governador Valadares, Luiz Ronílson de Araújo Paiva.