Na noite da última segunda-feira (30), o Conselho Municipal de Saúde apresentou no Auditório Luiz Franco, na Prefeitura de Valadares, o Plano Municipal de Saúde referente ao período de 2022 a 2025. Ele foi aprovado por unanimidade com apenas um adendo, a inclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como forma de fortalecer a rede de urgência e emergência da cidade.
De acordo com a Secretária de Saúde, Caroline Sangali, a parceria com o Conselho é muito importante para a construção e implementação do plano. ”Mesmo com a Covid, que exigiu e exige tanto de todos nós, estamos avançando. Com uma gestão responsável, muitas melhorias estão acontecendo desde a atenção básica até o Hospital Municipal, e é isso que queremos, melhorar cada vez mais a saúde para nossa população”, ressaltou.
O Plano é uma exigência legal e reúne um conjunto de propostas e ações em relação aos problemas e necessidades de saúde da população do município, e reúne também metas e indicadores das diversas áreas da saúde.
É considerado ainda uma forma de planejamento e gestão, que tem como objetivo implementar todas as iniciativas relacionadas à saúde durante este período de quatro anos. Através dele, é possível que a Administração apresente seus compromissos, diretrizes e metas a serem atingidas, permitindo avaliações que possam nortear o processo decisório e a alocação de esforços para melhorias na qualidade dos serviços prestados à população como um todo.