A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, de forma gradativa, diversos serviços estão sendo retomados
Governador Valadares já retomou a realização de cirurgias eletivas pelo SUS. A retomada está prevista no Decreto Municipal N° 11.464, publicado no dia 20 de julho, o qual determina o agendamento de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde. Ao longo do tempo de espera, o Hospital Municipal acumulou cerca de 4 mil pedidos, segundo o Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCCA).
De acordo com dados do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCCA), há uma demanda reprimida de aproximadamente 4 mil cirurgias diversas na Macrorregião Leste. As cirurgias mais aguardadas são de hérnia e vesícula (cirurgia geral), seguidas de cirurgias auditivas, urológicas e ortopédicas. Segundo a Prefeitura de Valadares, a retomada será de acordo com a fila de espera existente na cidade e com a avaliação médica para o grau de urgência dos pacientes.
A Secretaria Municipal de Saúde indica que a retomada só foi possível diante do trabalho da Administração Municipal no combate à pandemia, o que provocou mudanças no cenário epidemiológico da cidade, e também pelo andamento do processo de vacinação contra a covid-19, que já está no público acima dos 18 anos.
Outro motivo significativo são as quedas nas taxas de ocupação de leitos de UTI/COVID na cidade. Atualmente, a ocupação de leitos de UTI/COVID no Hospital Municipal está em 24%, e nos hospitais da rede privada, em 25%.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, de forma gradativa e responsável, diversos serviços estão sendo retomados. De acordo com dados do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCAA), após a publicação de um decreto municipal no dia 20 de julho, as cirurgias eletivas foram retomadas depois de uma criteriosa avaliação do cenário epidemiológico da cidade e o avanço da vacinação”
SECOM/PMGV