Abrindo espaço para participação popular, nesta sexta-feira (20), mulheres e homens, jovens, idosos, profissionais de todos os nichos e representantes de toda e qualquer instituição ou poder, podem participar de uma audiência pública para tratar de metas e programas municipais que poderão ser inclusos no PPA – Plano Plurianual estratégico para o exercício 2022-2025 que constitui instrumento de planejamento governamental a médio prazo, que define procedimentos, objetivos e metas para a administração do município no próximo quadriênio. A Audiência Pública será realizada às 16h, no Auditório Luiz Franco, no 5º andar do prédio da Prefeitura Municipal.
Essa iniciativa da Secretaria de Planejamento e da Controladoria-Geral do Município possibilitará a análise, esclarecimento de dúvidas e, sobretudo, o recebimento de sugestões para investimentos, melhorias e propostas de solução aos principais desafios enfrentados pela população. Na prática, o PPA serve como uma base de trabalho para a gestão municipal, em conformidade com as diretrizes da Constituição Federal e das leis orçamentárias.
Os participantes da Audiência Pública deverão obedecer a todas as medidas sanitárias estabelecidas, como distanciamento, uso de máscara e de álcool gel, para evitar a contaminação pela a covid-19. Os interessados poderão participar de acordo com a capacidade do auditório.
Sugestões também poderão ser encaminhadas, eletronicamente, até o momento da audiência por meio do endereço eletrônico da Ouvidoria do município, no endereço https://www.valadares.mg.gov.br/ouvidoria-envio-de-manifestacao. Vale lembrar que este canal está disponível para a população, independentemente desta iniciativa.
O Controlador-Geral, Luciano Souto ressalta a importância da audiência pública para a elaboração do PPA: “A gestão municipal deve estar sempre alinhada com os anseios dos cidadãos. Nesse sentido, a audiência pública representa importante instrumento na elaboração do Plano Plurianual, uma vez que ele contemplará projetos prioritários do governo nos anos vindouros. Contamos com a participação da população, presencialmente ou por meio eletrônico, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento da nossa cidade. ”
Já o secretário de Planejamento, chama atenção para participação popular nos investimentos orçamentários: “além de dialogar com a população e conhecer de fatos as demandas, os munícipes também têm a oportunidade de compreender como os processos de organização orçamentária funcionam”.