Mais de 131 espécies de aves já foram identificadas na cidade
Você gosta de passarinhos? Costuma observar o canto e a beleza dos pássaros? Essa prática de se observar pássaros em seu habitat natural, que é conhecida como Birdwatching, tem gerado renda e movimentado o turismo no Brasil e no mundo. Aqui em Valadares, a prática está crescendo.
Em Valadares, é possível se observar pássaros no Parque Municipal, na Ibituruna, no calçadão da ilha, na zona rural e até dentro da cidade. Para se observar, é preciso respeitar a ave em seu habitat e, para isso, manter o silêncio, evitar movimentos bruscos e respeitar a distância da ave para que não a perturbe, pois pode estar se reproduzindo. Os observadores podem usar ou não binóculo, além de playback para atrair os pássaros e gravador para fazer o registro do canto.
O biólogo e consultor ambiental, Alisson Pereira, e seu amigo, o fotógrafo Eduardo Alves Batista, já são adeptos da prática. Há vários anos, a dupla realiza passeios com intuito de registrar por fotos e gravações, o canto das espécies de pássaros na cidade. Até o momento, já identificaram mais de 131 espécies. Os registros são divulgados em plataformas como Wiki Aves e no Instagram.
De acordo com Alisson, Valadares tem muito potencial para a prática. “Nós sabemos que nessa região há muitos locais ainda para serem explorados, concordamos em ajudar o Departamento de Turismo a fomentar a observação de pássaros na cidade, vamos listar as aves e descobrir os pontos de observação.
Em atividade prática do curso, feita no último sábado, “registramos em 20 minutos de observação mais de 30 aves no Caminho das Nuvens Sitio Eco Cult, no alto da Ibituruna, várias espécies de pica-pau, alma de gato, tico-tico e sabiá”, disse Eduardo.
Neste sábado, Eduardo e Alisson irão em busca de mais um registro. Desta vez, a meta é encontrar o Cuitelão, uma ave ameaçada de extinção. Eles ainda estão à procura de algumas aves ameaçadas e outras que já não são vistas na região como: Azulão, Curió, Barbudo rajado, Pica Pau Rei e do Pararu Azul.
A Diretora de Turismo, Betinna Tassis, participou do Workshop realizado através do Parque Estadual do Rio Doce, APL de Marliéria, Renova e Duperd.O curso contou com a participação de observadores de pássaros de diversas cidades de Minas Gerais e de outros estados, e lá encontrou os passarinheiros que toparam a ideia de promover o Birdwatching em Valadares. “Esta ação já estava no planejamento de turismo municipal, sabemos do potencial e queremos atrair mais praticantes e turistas para praticar a observação de pássaros na cidade”, conclui.
O projeto do município abrange ainda, um trabalho de educação ambiental em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação. “Futuramente, almejamos fazer um trabalho com o Parque Municipal para levar crianças da rede pública, despertando o interesse nas aves, pois, admirando cuidarão para que não entrem em extinção”, disse o Secretário da SMCELT, Kevin Figueiredo.