Programa Saúde Itinerante leva exames preventivos a moradores da área rural de Inhapim

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES inicia, a partir desta quarta-feira (4), em Inhapim, no Vale do Rio Doce, o Programa Saúde Itinerante, que reúne os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural em um só lugar – um caminhão equipado para os atendimentos.

Um grande caminhão com equipamentos médicos de ponta e levando profissionais especializados estará na sede do município de Inhapim fazendo exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia, para as mulheres, e exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista, para os homens. As duas iniciativas eram executadas dentro do Programa Família na Praça, que está suspenso devido à proibição de aglomerações.

O objetivo do Saúde Itinerante é criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural. Os públicos alvos dos programas são produtoras e trabalhadoras rurais com idades entre 18 e 70 anos, e produtores e trabalhadores rurais entre 40 e 80 anos.

Serão ofertados 80 exames Papanicolau e 80 mamografias por dia para as mulheres e 80 exames de PSA (coleta de sangue) e 80 consultas com o urologista por dia, para os homens. Durante todos os procedimentos, é exigido que equipes e pacientes estejam de máscara e praticando o distanciamento social.

Como funciona?

Mulheres e homens serão atendidos em dias separados, para maior conforto de todos. No dia da ação, as consultas serão agendadas em um intervalo suficiente para não haver aglomeração no local. No caso de Inhapim, os atendimentos serão de quarta-feira (4) até sábado (7).

O interessado deverá levar um documento de identificação e preencher uma ficha de cadastro – com informações simples, porém fundamentais para que seja feito o atendimento completo das pessoas e para que sejam enviados os resultados dos exames depois.

Enquanto aguardam as consultas, as pessoas aptas para os exames poderão assistir a vídeos informativos sobre saúde preventiva. Após os exames e as consultas, serão emitidos laudos que serão encaminhados para a secretaria de Saúde do município de Inhapim, que fará os encaminhamentos necessários, conforme os resultados. Ao fim do atendimento, a pessoa recebe um kit informativo e está liberada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência