Prefeitura e Pitágoras criam rede de reabilitação pós-covid

O primeiro ambulatório especializado nesse atendimento foi estruturado no Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octavio Soares (Cadef). Para essa ação, os profissionais receberam uma capacitação especial dentro das necessidades do tratamento

Fortalecendo as ações da Secretaria Municipal de Saúde no combate e enfrentamento à covid-19, agora os valadarenses que tiveram o vírus podem contar com atendimento de reabilitação. O projeto foi criado para atender todas as pessoas que, mesmo após vencerem a doença, continuam com a autonomia e a qualidade de vida comprometidas, ou seja, as sequelas deixadas pelo vírus.

A iniciativa está sendo realizada com uma parceria entre a saúde do Município e os alunos de fisioterapia e enfermagem da Faculdade Pitágoras. À frente do projeto está a coordenadora de fisioterapia do Hospital Municipal, Daniela Andrade, Erika Guerrieri, do Cadef, e a professora do Pitágoras Sabrina Morais.

Para a execução do plano de reabilitação, Daniela Andrade explica que “100% dos pacientes que estiveram internados no HM por covid-19 já receberam contato dos alunos de fisioterapia e enfermagem. Pelo tele-atendimento, os estudantes fizeram uma avaliação para identificar quais pacientes apresentavam alteração na funcionalidade do dia a dia.

A partir do atendimento remoto, os pacientes considerados casos de moderado a grave foram encaminhados para o primeiro ambulatório público com essa especialidade na cidade, que foi estruturado no Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octavio Soares (Cadef). Já os atendimentos de casos mais leves foram encaminhados para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Caso o paciente esteja acamado ou domiciliado, a Atenção Primária de Saúde (APS) é acionada para que seja feito atendimento domiciliar.

Vale ressaltar que os estudantes dos cursos da saúde encontraram dificuldade em ter contato com alguns pacientes, que podem ter mudado de número, e que o projeto de reabilitação foi iniciado com internados no Hospital Municipal, mas o propósito da Secretaria de Saúde é atender todas as pessoas que tiveram o vírus e ainda estão sofrendo com sequelas. Mesmo quem não precisou de internação pode procurar o serviço.

Alguns sintomas que indicam a necessidade da reabilitação são:

•         Fadiga;

•         Falta de ar;

•         Dores musculares;

•         Dificuldade na coordenação motora etc.

Para ter acesso ao atendimento especializado, a recomendação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima ou ir direto ao Cadef. A partir disso, será feita a avaliação para entender o grau das sequelas e em seguida o encaminhamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência