Projeto vai apoiar revitalização de bibliotecas públicas em municípios da bacia do rio Doce

Para incentivar a leitura, servidores de 39 localidades de MG e do ES serão capacitados para criar planos de modernização desses espaços

Para promover a leitura e apoiar a transformação das bibliotecas públicas municipais, a Fundação Renova iniciou o Projeto de Incentivo à Leitura nos municípios da sua área de atuação em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa é voltada à capacitação dos servidores públicos que atuam nessas bibliotecas e permitir que eles elaborem um plano de revitalização desses espaços, de acordo com as necessidades de cada localidade.

A expectativa é que a reestruturação das bibliotecas, com a participação direta dos próprios servidores, contribua com a melhoria da qualidade de vida nos municípios participantes, por meio da valorização do profissional que atua nas bibliotecas e promova a leitura em toda a comunidade. O projeto está sendo oferecido a 39 municípios da área de atuação da Fundação Renova, sendo 35 municípios em Minas Gerais e 4 no Espírito Santo. A meta é apoiar uma biblioteca púbica por cidade.

A partir da adesão ao projeto, cada prefeitura poderá indicar de dois a quatro servidores ligados à biblioteca pública municipal, como bibliotecários, monitores, auxiliares, dentre outros profissionais.

Em seguida, os servidores indicados vão participar de uma capacitação on-line, que, além do conteúdo exclusivo relacionado à gestão de uma biblioteca pública municipal, prevê a elaboração do plano de revitalização de cada espaço. Assim, durante a capacitação, serão definidas ações que visam contribuir com a modernização e dinamização da biblioteca como um local de conhecimento e transformação.

Durante a capacitação, os servidores serão orientados a elaborar o plano de revitalização das bibliotecas. Esse processo parte de um cardápio de opções, nas categorias de acervo (aquisição de livros); mobiliário e equipamento; capacitação; infraestrutura e acessibilidade. Cada município participante terá até R$ 200 mil para montar seu plano de revitalização.

Ao final do processo de capacitação e depois de definidos todos os itens necessários, a próxima etapa será a aquisição e entrega dos materiais pela Fundação Renova a cada uma das bibliotecas.

Impacto positivo

Para executar o projeto, a Fundação Renova vai contar com a empresa Sapion Nova Educação, que possui ampla experiência na condução de processos participativos, formações e projetos de impacto na área educacional. A capacitação será realizada entre os meses de agosto e novembro deste ano.

“A grande inovação do projeto é o impacto positivo nos municípios, que passa tanto pela aquisição de itens importantes para o acervo e espaço físico das bibliotecas, como também pelo reforço da atuação dos profissionais que trabalham nesses espaços, pelo reconhecimento do seu papel como agente de transformação responsáveis pelos laços entre as bibliotecas públicas a comunidade local”, afirma Daniela Terra, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A Consciência Negra e o ENEM

🔊 Clique e ouça a notícia No mês da Consciência Negra, de feriado inédito, ENEM surpreende com o tema da redação GOVERNADOR VALADARES – Neste mês da Consciência Negra, o

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

🔊 Clique e ouça a notícia Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira

Candidato do CNU já pode conferir local de prova

🔊 Clique e ouça a notícia Consulta está disponível, desde as 10h, na Área do Candidato Os mais de 2,11 milhões de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já