O objetivo foi conhecer um pouco mais da história local e posteriormente pensar formas de proteção para os arquivos
Membros do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Governador Valadares/MG, com o apoio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território/Universidade Vale do Rio Doce (Univale), realizaram na última segunda-feira (12) uma visita guiada ao Arquivo Geral Municipal, mais precisamente ao Centro de Documentação e Arquivo de Custódia – CEDAC, localizado no bairro Distrito Industrial.
A visita ao CEDAC foi guiada pelo professor Haruf Salmen Espindola (GIT/Univale), doutor em história. O objetivo foi conhecer um pouco mais da história local e, posteriormente, pensar formas de proteção para os arquivos, contribuindo assim para uma educação e difusão do Patrimônio Cultural.
Segundo a gerente de Patrimônio Histórico, Roberta Avelar de Castro, o CEDAC é riquíssimo em valor documental e histórico, sendo um patrimônio histórico e público. Nele, enfatiza a gerente, estão catalogados nossa história, trajetória e memórias.
Com um rico acervo, o CEDAC possui documentos do município desde sua emancipação até 2000 e alguns documentos da época em que ainda era distrito de Peçanha. Lá é possível encontrar documentação da Câmara Municipal, coleção da revista O Cruzeiro, dos jornais Opinião e O Movimento.