A ativista Ester Sanchez-Naeck se reuniu com o vice-presidente da Universidade de Bridgeport (Connecticut), Dan Noonan, para discutir a parceria com a FACSETE nas cidades de João Monlevade e Sete Lagoas, em Minas Gerais. Através de parceria, os estudantes terão a oportunidade de concluir os estudos nos Estados Unidos, bem como obter mestrado e doutorado.
Durante a reunião, Dan disse que os estudantes brasileiros são bem-vindos e que esta parceria pode beneficiar muitos jovens. “Estamos abrindo as portas para que nossos estudantes tenham uma opção a mais de melhorar os estudos”, disse Ester.
Ela destacou que esta é uma grande oportunidade para as duas cidades mineiras, pois a universidade em Bridgeport tem um programa que permite que o aluno estude por três anos em seu país de origem e o último em solo norte-americano. “Desta forma, o formando terá certificação em ambos os países”, afirmou.
A história da FACSETE começou com o grupo Ciodonto, que iniciou suas atividades em 1996 oferecendo cursos livres. Em 2002 obteve o credenciamento especial para a oferta de cursos de especialização e, posteriormente, em 2011, culminou com o credenciamento da Instituição de Ensino Superior – Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Em 2014, através de uma portaria, passou a ser denominada Faculdade Sete Lagoas – FACSETE. Em 2016 foi recredenciada, sendo a instituição reconhecida com o conceito 4, em um parâmetro máximo em 5. Ainda em 2016, recebeu autorização do Ministério da Educação para o Ensino a Distância.
Atualmente a FACSETE é uma instituição privada que busca oferecer ensino de qualidade nas esferas de graduação, extensão, aperfeiçoamento, tecnologia, pós-graduação e sequencial, de tal forma que seus alunos, egressos, entidades e instituições civis ou públicas, empresariais, industriais ou particulares sejam atendidas em suas necessidades dentro dos princípios de qualidade total, com olhares voltados à formação humano-científica, embasada nos conhecimentos preconizados pela Evidência Científica.
Ester acrescentou que outros projetos estão em pauta e logo serão colocados em prática. “Nosso objetivo é oferecer aos nossos jovens meios para que eles se preparem para o futuro”, finalizou.