Busão da Vacina já imunizou mais de 6 mil mineiros, incluindo moradores de Governador Valadares

O veículo transformado em unidade móvel de saúde já percorreu cinco cidades de Minas Gerais

Pensado como estratégia para auxiliar na imunização da população mais vulnerável, o Busão da Vacina já aplicou 6.038 doses. O veículo, que chegou a Minas Gerais em 16 de junho, já percorreu as cidades de Brasília de Minas, Lontra, Montes Claros, São Pedro do Suaçuí e Governador Valadares.

Doado pela Mercedes-Benz e pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB), o ônibus faz parte da estratégia para aumentar a capilaridade do atendimento.

O secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, reforça a importância da estratégia para a vacinação no estado. “O Busão da Vacina contribui para o processo de aplicação dos imunizantes nos municípios em situação de vulnerabilidade, especialmente se considerarmos que a velocidade da vacinação não é a mesma em todas as regiões do estado”, ressalta, referindo-se à heterogeneidade de Minas Gerais, com 853 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes.

O conselheiro estadual da CVB-MG, Tiago Megale, destacou o balanço positivo até o momento. “Estamos fazendo uma ação bastante enxuta e eficaz. Além da vacina contra covid, também já foram ministradas a vacina contra HPV, para adolescentes de 11 a 14 anos, contra meningite e também contra a gripe.”

Gilson Lourenço Andrade, de 56 anos, morador de Governador Valadares, reforça a importância do Busão da Vacina. “A estratégia representa mais uma ferramenta para facilitar a vacinação, o que ajuda a alcançar ainda mais pessoas”, afirma.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, em parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria de Saúde, é a responsável pela execução da logística das viagens. Além da vacinação, o veículo também disponibiliza testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial. E as prefeituras são responsáveis por disponibilizar as vacinas e os profissionais para aplicar as doses.

O Grupo Mulheres do Brasil e o Movimento Unidos pela Vacina também reforçam, desde a última segunda-feira (5/7), a ação desenvolvida pelo Busão. A Total Log, empresa parceira do movimento, doou recursos para viabilizar a logística do projeto.

“Fico muito feliz em poder contribuir com esse projeto. Acredito que estamos alinhados aos mesmos ideais de levar a todos o acesso à vacinação. Movimentos como esse são importantíssimos para a nossa sociedade neste momento”, declara Patrícia Tiensoli, CEO da Total Log e coordenadora do Movimento Unidos pela Vacina em Minas Gerais.

Estrutura completa

O ‘Busão da Vacinação’ conta com estrutura completa para vacinar a população: três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro de cidadãos e testes rápidos, 20 cadeiras para espera e, ainda, duas tendas para cadastros.

O estado é o primeiro da região Sudeste a receber o veículo e a expectativa é de que o Busão da Vacina visite mais de 20 cidades mineiras.

Vacinação em Minas

Já foram mais de 9 milhões de vacinas de covid-19 aplicadas no estado, sendo 7.711.916 da primeira dose, 2.759.223 da segunda e 62.039 da dose única, conforme dados do Vacinômetro da SES-MG de 8/7/2021.

“É importante reforçar que todas as vacinas contra a covid-19 são seguras e eficazes, pois antes da autorização para uso no Brasil passam por rigorosa avaliação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, reforça Fábio Baccheretti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM