Diversas ações virtuais estão sendo ofertadas em comemoração ao Dia do Panificador, celebrado hoje
O pão é vida! É o alimento básico, o nosso sustento mais comum. Desde os tempos antigos, os pães e os primeiros panificadores já faziam parte da história da humanidade e, de lá para cá, alcançaram grande relevância social e econômica.
Atualmente, com o aumento da competitividade, as padarias têm buscado inovar seu mix de produtos, produzindo pães de sabores e formatos diversos. E isso graças aos panificadores que têm realizado verdadeiras obras de arte e atraído os clientes, contribuindo para o aumento do consumo de pães e produtos nas padarias.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o setor de panificação tem se fortalecido ano após ano no Brasil. Com a implantação de novas tecnologias, técnicas de preparo e execução e investimentos em cursos de aperfeiçoamento, os profissionais do setor têm conseguido resultados crescentes para a economia brasileira. Infelizmente com a pandemia da covid-19 o ano de 2020 fez com que o faturamento caísse, porém a Abip acredita que a recuperação seja possível neste ano, por meio de inovação, integração e conexão com as novas tendências e tecnologias.
Como forma de homenagear aos panificadores, o Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Governador Valadares (Sinpac-GV), em parceria com a Fiemg Regional Rio Doce, preparou um mês de atividades virtuais, buscando proporcionar momentos de aprendizagem, reciclagem de conhecimentos e integrar os estabelecimentos.
A programação iniciou com lives realizadas pela Fipan, até o dia 9 de julho, com temáticas sobre a diferença entre a panificação brasileira e a internacional; fermentação natural; menu atraente para padarias; e realidade de ser panificador nos dias atuais.
PALESTRA
No dia 20 de julho será realizada uma palestra com Márcio Rodrigues, considerado como referência no setor. Ele irá abordar sobre “Gerenciamento, Desempenho e Excelência na Panificação: Gestão de Pessoas, Produção e Vendas”. Márcio Rodrigues é empresário do setor de Panificação e Alimentação há mais de 25 anos, administrador de empresas e especialista pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra – região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Realizou mais de 4 mil palestras em todo o país e exterior, como no México e Colômbia, e recebeu premiações em reconhecimento de seu trabalho.
Já no dia 22 de julho será realizada a palestra “Sua empresa está preparada para a Lei Geral de Proteção de Dados?” em parceria com o escritório VM&S Advogados. O evento irá preparar as empresas para o início das sanções administrativas que entram em vigor no dia 1º de agosto.
Para fechar o mês, no dia 27 de julho será realizada a palestra “Como alavancar as vendas através do atendimento”, com Monalisa Torres. Ainda durante o mês acontecerá o encerramento da campanha de doação dos pães às famílias carentes da cidade e o lançamento do banco de currículo do Sinpac-GV.
Para o presidente da Fiemg Regional Rio Doce e presidente do Sinpac-GV, Marcos Lopes, o sindicato possui atualmente mais de 50 padarias associadas que estão sempre presentes nas reuniões, nos cursos de qualificação, treinamentos e trabalhando permanentemente em prol das melhorias do segmento, trazendo novas tecnologias no processamento e conservação dos alimentos. “Este entusiasmo dos nossos associados e o desejo de sempre saírem na frente, é o que nos motivou a realizar este mês de atividades, buscando trazer as novidades do segmento que irão nos preparar, inclusive, para a pós-pandemia”, destacou.
Neste dia 8 de julho o Sinpac-GV parabeniza a todos os panificadores, que todos os dias, bem cedo, já estão preparando um dos nossos primeiros alimentos do dia. “Além do mercado da panificação ser extremamente relevante para a nossa cidade, nosso estado e nosso país, temos que ressaltar os profissionais que levam todos os dias o pão e todo o encanto que reúne nossas famílias na mesa, tornando nossos dias mais saborosos”, concluiu o presidente Marcos Lopes.