Escolas estaduais de Valadares estão na lista para retomada presencial

FOTO: Juninho Nogueira

Listagem que amplia retorno às atividades nas unidades da rede estadual indica volta dos alunos a partir de 12 de julho

A partir de segunda-feira (5), mais escolas da rede pública estadual passam a ter atividades de modo presencial. Com a liberação do Comitê Extraordinário Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) autorizou a retomada nos municípios localizados em onda vermelha do plano Minas Consciente. Na lista, que pode ser conferida aqui, tem 30 escolas de Governador Valadares.

As escolas estaduais de Valadares que poderão retomar as atividades presenciais, segundo a SEE-MG, são as seguintes: CIE Dr. Raimundo Soares de Albergaria Filho, E.E. Alexandre Peixoto da Silva, E.E. Antônio Job da Cruz, E.E. Bom Pastor, E.E. Carlos Luz, E.E. de São Vítor, E.E. Dona Adelaide Malzone Hugo, E.E. Dona Arabela de Almeida Costa, E.E. Doutor Antônio Ferreira Lisboa Dias, E.E. Euzébio Cabral, E.E. Frei Angélico de Campora, E.E. Israel Pinheiro, E.E. Labor Club, E.E. Marçal Ciríaco da Silva, E.E. Marcos Geber Sírio, E.E. Nacle Miguel Habib, E.E. Pedro Faria, E.E. Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, E.E. Presidente Kennedy, E.E. Presidente Tancredo Neves, E.E. Professor Nélson de Sena, E.E. Professor Paulo Freire, E.E. Professora Josefina Carmélia Reis, E.E. Rotary Club, E.E. São Francisco de Assis, E.E. São José, E.E. São Tarcísio, E.E. Secretário Levindo Coelho, E.E. Vicente José Soares e E.E. Vila Isa.

Anteriormente estavam liberadas apenas as escolas localizadas nas ondas amarela e verde. O novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento das primeiras unidades de ensino que reabriram e não foram registrados casos de contaminação, reforçando, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos, além da boa aceitação da comunidade escolar como um todo. Serão 1.123 escolas nesta nova etapa da retomada presencial na rede estadual de ensino. 

Com as novas regras, a partir de segunda-feira começa o acolhimento de professores em 543 escolas de 132 municípios que estão em onda vermelha, e nos quais não há impedimento por parte das prefeituras. Nesses locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano. O acolhimento dos alunos será a partir de 12 de julho. No caso em que, mesmo na onda vermelha, a cidade esteja classificada como Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá. Atualmente apenas a macrorregião Leste do Sul se enquadra nesta indicação do Minas Consciente.

Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do Ensino Fundamental já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, começam a ser recebidos, nesta segunda-feira, também os professores do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam em 12 de julho. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nessa situação estão 157 escolas, em 27 municípios.

Outro cenário é dos municípios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. O total de 423 escolas de 107 municípios está nessa situação. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do Ensino Fundamental e também do 3º ano do Ensino Médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos.

Segundo a SEE-MG, o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis. Sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisem verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br.

Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino estará atualizada. Nas situações em que a prefeitura municipal apresenta algum decreto impeditivo para o retorno das atividades, a retomada também não é feita até que haja autorização do órgão municipal. 

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Pai e filho são assassinados em propriedade rural

🔊 Clique e ouça a notícia SÃO JOÃO DO MANTENINHA – Na tarde deste sábado (28), um duplo homicídio envolvendo pai e filho foi registrado em São João do Manteninha.

Homem é baleado nove vezes em tentativa de homicídio

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta quinta-feira (26), uma tentativa de homicídio foi registrada na Rua Passagem, no bairro Jardim Primavera. A Polícia Militar