O período vai de abril a outubro, mas na região tem ponto alto em agosto
Por causa da falta de chuvas e do clima seco, os níveis dos rios e dos reservatórios diminuem durante a estiagem. Esta é uma época do ano em que economizar água é fundamental para que ela não falte nas torneiras. Para se antecipar ao período crítico que na região de Governador Valadares vai de abril a outubro e tem seu ponto alto em agosto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vem adotando medidas preventivas.
Entre estas ações estão melhorias nos sistemas de captação de água com diversas manutenções preventivas e programadas, como as feitas na Estação de Tratamento de Água Central no último dia 12, nos conjuntos floculadores, desassoreamento nas áreas de captação no rio Doce e compra antecipada de materiais.
Apesar de não haver motivo para alarde, o diretor de Gestão Estratégica do Saae, Moisés Ferraz, chama a atenção da população para a necessidade de economizar água, uma medida necessária em razão do significativo período sem chuva nesta época do ano.
“A frase ‘cada gota faz diferença’ nunca fez tanto sentido como agora. Para que a água continue chegando em todas as casas, o ideal é que paralelamente às ações do Saae, cada cidadão faça a sua parte, contribuindo para este bem que é de todos”, disse Ferraz.
O diretor do Saae, Walter de Albuquerque, lembra que a autarquia trabalha preventivamente, buscando sempre a excelência dos serviços oferecidos à população, seguindo assim diretrizes do prefeito André Merlo e do vice-prefeito e secretário de Governo, David Barroso. “Estamos nos preparando para este momento difícil de poucas chuvas e precisamos da colaboração de todos”, disse.
Esta economia de água pode ser feita com ações simples em casa. Confira algumas dicas:
· Reduza o tempo no chuveiro: ao invés de tomar um banho de 10 minutos, diminua para 5 minutos. O banho representa 46% do consumo geral de água em sua casa.
· Descarga: Não jogue lixo no vaso sanitário. Economia média: 20 litros por 1 descarga a menos.
· Lavanderia: Máquinas de lavar roupas devem ser usadas totalmente cheias. A economia média é de 50 litros/dia.
· Torneira pingando: Conserte o mais rápido possível. Economia média: 46 litros/dia. Verifique se há vazamentos em canos e torneiras.
· Louça suja: Antes de lavar as louças, remova bem os restos de comida. Ao lavar não deixe a torneira aberta o tempo todo. Economia média: 200 litros de água.
· Use o regador: Use um regador para molhar as plantas, nunca a mangueira. Regando jardim e plantas durante 10 minutos, você vai gastar 186 litros de água.
· Use a vassoura para lavar a calçada: a utilização da mangueira por 15 minutos consome cerca de 180 litros de água limpa.
· Tampe a caixa d’água: isso evita a evaporação e a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.