Taça Brasil Filadélfia de Futebol de Mesa terá a participação de 16 botonistas da cidade
A Taça Brasil Filadélfia de Futebol de Mesa será realizada neste sábado (19), às 14 horas, na Sociedade Recreativa Filadélfia. A competição, que terá a participação de 16 botonistas, é uma iniciativa do Clube Filadélfia Futebol de Mesa e conta com apoio do Clube do Botão Governador Valadares e Amaral Futmesa.
Os 16 botonistas foram divididos em quatro grupos, após sorteio realizado na última quarta-feira (16). O grupo A é composto por Breno Coelho (América Mineiro), Lui Macedo (Fluminense), Rodrigo Augusto (Vasco) e Fábio Velame (Portuguesa de Desportos). O grupo B é formado por Daniel Monteiro (Ipatinga), Fernando Silva (Chapecoense), Giovani Martins (RB Bragantino) e Vinícius Binda (São Paulo). O grupo C tem Arthur Fernandes (Coritiba), Dalton Wesneir (Criciúma), Renato Dias (Grêmio) e Rodrigo Fernandes (América/RJ). Já o grupo D ficou com Rafael Amaral (Athletico Paranaense), Rhaony Nick (Brasiliense), Roberto Amaral (Atlético) e Rogério Nalon (Cruzeiro).
Na primeira fase, os botonistas se enfrentam nos grupos com jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo passam para outra fase e integrarão a Série Ouro, que terá jogos eliminatórios com chaveamento de quartas de final, semifinal e final.
Já a Série Prata contará com os terceiros colocados dos grupos mais os quatro eliminados das quartas de final da Série Ouro. A Série Prata também será disputada em jogos eliminatórios com chaveamento de quartas de final, semifinal e final.
O campeão e vice da Série Ouro mais o campeão da Série Prata receberão troféus, enquanto os outros participantes receberão medalhas de participação.
A Taça Brasil Filadélfia de Futebol de Mesa será a primeira competição oficial da temporada 2021 e valerá pontos no Ranking do Clube do Botão Governador Valadares.
Roberto Amaral é um dos participantes e também organizador do evento. Ele conta que será uma ótima oportunidade para mostrar aos associados do clube a modalidade que foi resgatada por um grupo de amigos da cidade há dois anos e meio.
“A Taça Brasil de Filadélfia de Futebol de Mesa contará com a participação de 16 botonistas da cidade. Na competição, que terá duas fases, os participantes representarão equipes brasileiras que já foram campeãs estaduais. No torneio terá botonista que jogará com o Atlético, São Paulo, Grêmio, Fluminense, Chapecoense, dentre outros times que serão representados em nossa competição. O maior intuito deste evento é resgatar a prática do futebol de botão que teve seu auge nas décadas de 80 e 90, mas que foi caindo no esquecimento no decorrer dos anos. Hoje temos a equipe do Clube Filadélfia Futebol de Mesa, que foi criado no ano passado. Visamos trazer aos associados uma nova modalidade esportiva, onde eles possam vivenciar com os filhos, netos e amigos a prática do futebol de mesa”.
Resgate da modalidade
O futebol de botão foi uma febre nas décadas de 80 e 90 e marcou a infância de muitas pessoas por todo o Brasil. O resgate da prática do futebol de botão/futebol de mesa em Valadares começou a partir do mês de dezembro de 2018, com um pequeno grupo de amigos. Com a adesão de mais pessoas no decorrer dos meses, foi criado o Clube do Botão Governador Valadares, em junho de 2019. Desde então, são realizados torneios mensais. Durante a pandemia teve uma parada nas competições, que voltaram quando a situação ficou um pouco mais amena, sempre obedecendo aos protocolos e decretos. Através do resgate desta modalidade, potencializado pelo Clube do Botão Governador Valadares, surgiu também o Amaral Futmesa e o Clube Filadélfia Futebol de Mesa.