O piloto mineiro Gilmar Jesus Couto liderou com folga a prova
O Campeonato Brasileiro de Parapente começou ontem (30) em Governador Valadares e de forma muito acirrada. Mais de 90 pilotos conseguiram chegar ao goal. O piloto mineiro Gilmar Jesus Couto liderou a prova e chegou cinco minutos antes do primeiro pelotão, que vinha logo atrás com cerca de 50 pilotos. A prova de 53,9 km consistiu no seguinte percurso: Santa Cruz de Galileia, São Geraldo de Tumiritinga, rampa do pico da Ibituruna, Lagoa do Palmital, São José do Acácio e goal no Divino do Traíra.
O piloto carioca Érico Oliveira, que foi um dos que chegaram com o primeiro pelotão, estava feliz por voltar a competir. “Na virada do primeiro pilão embolou um pouco, mas consegui me manter com o pelotão, mesmo que mais baixo, e consegui virar o jogo durante o resto da prova. Acredito que, até computar tudo, devo ficar entre os cinco de hoje. Foi ótimo voltar às provas.”
Érico chegou a puxar uma salva de palmas para a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e a Prefeitura, por manterem a competição. Conterrâneo de Érico, Thiago Candiogo também gostou da prova de hoje e da organização. “Muito boa a prova de hoje. Apesar do céu ter uma camada de cirros e estar leitoso, as térmicas estavam fortes e subindo bem. Os organizadores mandaram muito bem montando a prova de hoje.” Quando questionado sobre as medidas sanitárias adotadas pela organização, Candiogo também parabenizou: “Não deixaram nada a desejar. Tinha duas barreiras sanitárias vendo quem estava no campeonato e quem não estava e todas as medidas de prevenção foram tomadas. A organização está de parabéns, estão muito acima da média.”
A piloto poços-caldense Marcela Pomarico Uchoa também gostou da prova. “A condição climática hoje foi mais fraca do que o normal de Valadares, mas a prova foi muito boa.” Ela também comemorou o aumento no número de mulheres na prova. Além de Marcela, a competição deste ano conta com a participação das pilotos: Isabela Gomes de Lima Sales, Elisa Pereira Eisenlohr e Raquel Pereira Candido Venceslau. Delas, apenas Marcela e Isabela chegaram ao goal nesta primeira prova.
O público poderá continuar acompanhando as provas em tempo real pelo link: https://lt.flymaster.net/bs.php?grp=3756 . A partir das 11h30/12h, assim que começar a prova, o link fica ativo até por volta das 15/16 horas, quando a prova termina. Outra opção é acompanhar as redes sociais da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). O resultado provisório pode ser acompanhado após as 18 horas pelo link: http://zrsistemas.com.br/results/.
O Campeonato Brasileiro de Parapente é uma realização da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares e tem o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Governador Valadares (Comturgv) e da Federação Mineira de Voo Livre (FMVL).