Iniciativa da SEMAD em parceria com a FIEMG e a Polícia Militar de Minas Gerais, workshop gratuito vai percorrer todas as regiões do Estado; o foco é a regularização e a gestão ambiental
Estão abertas as inscrições para o workshop gratuito do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI 2021). O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a FIEMG.
Na região leste do Estado, o workshop será realizado com o apoio das Regionais Rio Doce e Vale do Aço. Nesta edição, o evento será realizado de forma digital (on-line) no dia 18 de maio, das 14h às 16h30. O objetivo é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores sobre as melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de forma on-line, por meio da plataforma Sympla: https://bit.ly/2PXZSoQ
O FAPI irá preparar as empresas para o processo de fiscalização. Esta etapa acontece 90 dias após a realização do workshop do programa e as empresas têm esse prazo para se preparar e se adequar.
Na programação, palestras sobre a importância e procedimentos da Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria e Procedimentos da Regularização Ambiental. Os palestrantes convidados serão os especialistas da FIEMG, da Superintendência de Fiscalização (SEFIS) e da Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM LESTE DE MINAS).
Outras informações sobre o FAPI podem ser acessadas clicando aqui.
Os interessados também podem entrar em contato com as analistas de Meio Ambiente das Regionais da FIEMG: Vale do Aço: Amanda (31) 3822-1414 / Rio Doce e Mucuri: Renata (33) 3272.4850.
FAPI 2020
Em 2020, o FAPI atendeu 663 indústrias por meio de workshops orientativos. Ao todo, foram 19 mil acessos à plataforma do FAPI e o resultado foi a redução, em 80%, do número de infrações ambientais constatadas nas fiscalizações das atividades industriais pertencentes às ações preventivas.
Das 1.157 indústrias fiscalizadas no período, apenas 5,3% apresentaram irregularidades e houve também um aumento de 55% do número de solicitações de licenças ambientais para essas atividades durante a realização do FAPI 2020.