Cada capacete custa R$ 1.200 reais, é reutilizável por cinco vezes, após higienização e por tempo indeterminado durante o tratamento do paciente
A Prefeitura de Governador Valadares recebeu na manhã desta sexta-feira (9) a doação de 30 capacetes Elmo, para serem usados em pacientes com covid-19 internados no Hospital Municipal (HM). Os equipamentos são uma tecnologia de respiração assistida, não invasiva, de baixo custo, desenvolvida com o apoio do Senai do Ceará e que pode reduzir em até 60% a necessidade de internação em leitos de UTI.
De acordo com o prefeito André Merlo, a iniciativa privada sempre foi grande parceira da administração e, neste cenário crítico, soma forças neste desafio diário de combate à covid. “Essas doações são muito importantes. Nós agora vamos alinhar com nossa estrutura física para o quanto antes começar a utilizar esses equipamentos, que certamente vão nos ajudar a salvar mais vidas”, declarou ele.
Para a secretária de Saúde, Caroline Sangali, as doações desses capacetes ajudam também quanto ao consumo de medicamentos. “Estamos com lista de espera por leitos de UTI e, se conseguirmos diminuir o número de pacientes internados em UTI, consequentemente o consumo será menor, mesmo porque estamos vivendo um momento complicado em todo o país”, ressaltou ela.
A doação é resultado de uma mobilização on-line da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e de empresários da cidade para arrecadar fundos para a compra dos capacetes. São eles: Hercílio Coelho Diniz – Supermercado Coelho Diniz, Marcone Miranda – Big Mais, Douglas Neves – Nevestones, João Marques – Cooperativa, Marcos Lopes – Fiemg e Sindicatos, Fernando Ferreira – diretor da Cooperativa Agropecuária e os sindicatos da Indústria: SINPAC, SINVEST, SIMEVAL, SINDAL, SINDUSCON e SIM.
De acordo com o presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, mais do que nunca é preciso unir forças para enfrentar a pandemia. “Entendemos que a aquisição desses capacetes para nossa cidade neste momento é de extrema relevância, já que pode ajudar a aliviar a pressão por leitos de UTI”, destacou Marcos.
“Estamos testemunhando uma dedicação muito grande de todos os trabalhadores da saúde e somos gratos por tudo que tem sido feito. Nos sentimos felizes em poder contribuir de alguma forma no trabalho de combate à covid”, disse Hercílio Coelho Diniz.
Na última semana, a FIEMG doou também, com a união dos empresários, diversos itens para a montagem de 4 UTIs, no Hospital Municipal.