Paulo Zappi é a segunda maior biblioteca pública do interior de Minas Gerais, com acervo de 116 mil livros
Os universos literários são criados pelos autores para servir de palco para seus personagens e tramas. É onde tudo acontece. Dos mais famosos, podemos destacar a Terra Média, de J.R.R. Tolkien; a Terra de Oz, de L. Frank Baum; Westeros, onde existem dragões que voam e cospem fogo para tentar conter o “inverno que está chegando” na saga Game of Thrones, de George R. R. Martin; e também a bélica cidade de Santa Fé, onde se passa O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
Embora muito distintos entre si, esses universos possuem um ponto de encontro em comum: a Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi. A segunda maior biblioteca pública do interior de Minas Gerais possui um acervo de 116 mil livros, dos mais variados autores, temas e gêneros, sendo fonte de pesquisa para estudantes e pessoas que apreciam uma boa leitura.
O secretário de municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, destaca que independentemente da idade ou classe social, a biblioteca proporciona a todas as pessoas o contato com a leitura, o que é fundamental para ampliar a visão de mundo. “A biblioteca oferece às pessoas o acesso a este rico acervo e também um espaço de leitura, exposições artísticas e outras manifestações culturais. Tudo isso é muito importante para abrir mentes e está acessível a todos os valadarenses”, comenta.
Sobre a Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi
Para ter acesso ao acervo, basta apresentar uma foto 3×4, documento com foto e comprovante de residência. O leitor pode pegar emprestado até dois livros por vez e pode ficar com os exemplares por até uma semana. Após esse período, deve levar o livro até a biblioteca para devolvê-lo ou renovar o empréstimo.
A Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi está localizada no Centro Cultural Nelson Mandela. Rua Afonso Pena, 3269 – Centro. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.