Devido a pandemia, o rito de imposição das cinzas foi modificado
A Quaresma inicia nesta quarta-feira (17) com o rito de imposição das cinzas e vai até a Quinta-Feira Santa à tarde (1º de abril). De acordo com o bispo da Diocese de Governador Valadares, Dom Félix, todas as paróquias de Valadares celebrarão uma missa de imposição das cinzas na parte da manhã e outra missa à noite.
Na Catedral de Santo Antônio, as programações acontecerão em conjunto com a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, com uma missa que será realizada a partir das 7 horas. A celebração terá a direção do bispo Dom Félix e contará com a participação dos seminaristas da Teologia e da Filosofia. Já a missa das 19h30, será presidida pelo Pe. Luiz Márcio.
Dom Félix explica que o período da Quaresma é um momento importante para os fiéis aceitarem o chamado de morrer para o pecado a cada dia. “A importância da Quaresma está no fato de ela ser um tempo forte de penitência e conversão na Igreja em vista da celebração da Páscoa do Senhor, isto é, da Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Nesse sentido, enquanto cristãos, também somos chamados a realizarmos a nossa páscoa, morrendo a cada dia ao pecado e ressurgindo para a vida nova de filhos e filhas de Deus”, disse.
Devido a pandemia, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé publicou, na última sexta-feira (12), em seu site, as diretrizes a serem seguidas pelos celebrantes no rito de imposição das cinzas.
“Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”
Ainda consta na nota, que “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.