As autoridades migratórias planejam liberar quase 2 mil imigrantes indocumentados detidos no Texas no sábado (23) e no domingo (24), informou o canal de TV afiliado à ABC-TV. A liberação do grupo de imigrantes acontecerá enquanto os agentes da Patrulha da Fronteira (CBP) lutam para lidar com centenas de imigrantes esperando ao longo da fronteira para aplicar asilo.
A liberação de tantos imigrantes fez com que o Departamento de Polícia de El Paso emitisse um comunicado de busca de voluntários. “Urgente. Voluntários são necessários hoje e amanhã para ajudar ONGs com o fluxo de imigrantes liberados ontem e hoje”, convoca o aviso.
Igrejas no Texas e em estados ao longo da fronteira têm ajudado a fornecer abrigo e outros serviços aos imigrantes liberados e que aguardam a resolução de seus pedidos de asilo. Ruben Garcia, diretor executivo do Annunciation House, um abrigo em El Paso (TX) que atua em parceria com o Departamento de Imigração (ICE), expressou preocupação de que a ONG não tenha capacidade de lidar com a demanda das pessoas chegando à fronteira em grande número. Ele detalhou que está contatando igrejas na área em busca de ajuda para abrigar os imigrantes, segundo o canal ABC.
“Se cada uma dessas comunidades tivesse o compromisso de receber 20 refugiados por semana, somente por uma semana, isso nos permitiria receber 8 mil refugiados semanais”, disse Garcia.
A nova onda de imigrantes centro-americanos que chegam à fronteira dos EUA fez com que as autoridades migratórias, que alegam não ter espaço para abrigá-los, os liberem nos EUA. Entre 21 de dezembro de 2018 a 20 de março de 2019, o ICE liberou mais de 100 mil pessoas no interior do país, segundo o canal da TV Fox em San Diego (CA).
Em março, o CBP liberou famílias depois de emitir avisos de que elas deverão retornar ao tribunal. Essa é a primeira vez em que o órgão faz isso, desde 1998. O protocolo determina que o CBP envie os pedidos de asilo dos imigrantes ao Departamento de Imigração (ICE), que então processa as petições e assume a custódia dos estrangeiros. (Fonte: Brazilian Voice)