Cantatas e musicais de Natal em Valadares tiveram a dinâmica modificada pela pandemia

Algumas igrejas vão realizar apresentações temáticas de Natal, mas obedecendo os protocolos de saúde. Número menor de pessoas nas apresentações, 30% de público nos templos e transmissão on-line são exemplos de adaptações

As cantatas e musicais são eventos tradicionais que acontecem em diversas igrejas no período de Natal, como instrumento de proclamação das boas novas do nascimento de Jesus. Com a pandemia, esse tipo de programação teve a dinâmica modificada por causa dos protocolos de saúde que precisam ser aplicados, como redução do número de participantes, distanciamento de pessoas e redução de capacidade do público nos templos. Algumas igrejas vão realizar os eventos e também utilizarão as redes sociais para transmissão.

Há cinco anos liderando o Ministério de Louvor da 1ª Igreja Presbiteriana de Governador Valadares, Bruno Vilela conta que neste ano preparou um musical que será apresentado no Culto Especial de Natal, neste domingo (20), às 19 horas. Com a redução de capacidade de público dentro dos templos, só 130 pessoas poderão acompanhar presencialmente o culto, que terá transmissão nas redes sociais da igreja.

“Dentro de cinco anos de trabalho na igreja, é a primeira vez que a gente está fazendo esse musical, que é uma proposta diferente. No vocal teremos cinco adultos, seis crianças e nove da terceira idade, sendo que haverá um revezamento entre eles nas músicas, além do espaçamento dos participantes do musical. Serão 35 pessoas envolvidas na apresentação. A ideia é essa, uma banda e orquestra reduzida, por causa da pandemia, algo diferente e com proposta mais leve. Nós mesmos escolhemos as músicas e montamos as narrações. Será neste domingo, dia 20 de dezembro, a partir das 20 horas. Será um pouco diferente das cantatas, pois quando você compra já vem tudo pronto, com kits, narrações, e aí tem que montar um coral grande para ter uma pegada legal. Já no musical usamos mais cânticos congregacionais e hinos, algo mais flexível e mais aberto”, explanou.

Ano passado, cantata de Natal da 1ª IPB-GV teve 50 vozes, além dos músicos (foto: Arquivo Pessoal Bruno Vilela)

Sobre essa nova realidade de restrição, Bruno Vilela ressalta que não foi possível fazer como em anos anteriores, mas revela que também haverá uma apresentação em forma de cantata no dia 25, a qual poderá ser acompanhada nas redes sociais da igreja. Esse evento especificamente não terá público presente no templo.

“Todo mundo tá se virando e fazendo algo diferente, porque não dá para fazer igual em anos anteriores, de colocar 40, 50 até 60 pessoas lá na frente. Ano passado, o coro que eu regi da cantata de Natal tinha 50 vozes, e neste ano não tinha como fazer igual. Vai ter sim uma cantata dia 25, com a direção da Rebeca Barbosa Eller e Késia Avelar, que conseguiram juntar um grupo vocal de 12 pessoas”, contou.

De acordo com Bruno Vilela, todas as pessoas que farão parte das apresentações receberam as músicas e os kits de vozes para se preparar em casa. Além disso, foram realizados ensaios separados com banda, orquestra e vozes, e neste mês de dezembro teve o ajuntamento para acertar os detalhes finais.

Para quem quiser acompanhar as programações de Natal da 1ª Igreja Presbiteriana de Governador Valadares, basta acessar o Facebook ou o canal do Youtube da igreja em um destes dois links: https://cutt.ly/fhCdT0b e https://cutt.ly/PhCdW6p.

Rômulo de Arruda Júnior é ministro de música e maestro da orquestra da 4ª Igreja Presbiteriana de Renovada de Governador Valadares. Ele explica que neste ano o musical de Natal foi dividido e está sendo apresentado nos cultos dominicais do mês de dezembro, com a participação de 45 pessoas, que estão se revezando nas apresentações.

“Preparamos um musical neste ano, mas dividimos em etapas. Todo domingo do mês de dezembro tem apresentação junto com vocal, orquestra e banda. Cada domingo temos apresentado quatro músicas. Em virtude da pandemia, a nossa igreja está tendo dois cultos, às 17 horas e 19 horas, e nos dois acontecem as apresentações”, informou.

O ministro de música e maestro da 4ª IPR ainda destaca o musical “O Natal é Cristo”, que será mais completo, para o dia 25 de dezembro, às 19h30. “Também vamos fazer uma apresentação mais completa em um culto de Natal. O nome será ‘O Natal é Cristo’. A nossa igreja tem capacidade para 1800 pessoas, mas só poderemos receber 30 por cento da capacidade, de acordo com decreto municipal. Estamos crendo que teremos ali de 400 a 500 pessoas assistindo, além de todas as apresentações serem transmitidas no canal do YouTube e no Facebook da nossa igreja”.

“O Natal é Cristo” é o tema do musical da 4ª IPR-GV (Vídeo: Divulgação)

Rômulo de Arruda Júnior revela que todos os cuidados foram tomados na estruturação do musical, apresentações e cultos desde o início da pandemia, como a higienização dos microfones sem fio, uso de máscara e distanciamento entre as pessoas.

“Enfatizo os protocolos de segurança que adotamos desde o início da pandemia. Na nossa igreja especificamente, todos os microfones são sem fio e higienizados com álcool e gel. Cada microfone é utilizado apenas por uma pessoa até o final da programação. Depois os microfones são higienizados novamente. Todos os músicos da orquestra da parte de cordas usam máscara, tanto no ensaio como nas apresentações. De música para música, todos da orquestra colocam as máscaras, enquanto o ministrante está falando alguma coisa. Nos instrumentos de sopro, seguimos o padrão internacional das orquestras e nós colocamos protetor de campana. A orquestra foi distribuída com espaçamento de um metro e meio de músico para músico, e isso deu um trabalho muito grande, pois tivemos que colocar microfone para cada instrumento, o que normalmente a gente não faria, porque temos microfone que consegue captar até três músicos. Já os ensaios aconteceram com todos os cuidados necessários, e teve um acordo entre os participantes para que cheguem já sabendo as músicas. Estudando em casa, o ensaio foi mais um ajuntamento para poder corrigir uma ou outra falha”, explicou.

O musical da 4ª IPR poderá ser conferido no Facebook ou no canal do YouTube da igreja em um destes dois links: https://cutt.ly/mhCdXZn e https://cutt.ly/yhCd3Vs.

Já as igrejas Presbiteriana Betânia e Presbiteriana Monte Sinai se juntaram para realizar uma apresentação só, na cantata intitulada “Brilha em Nós”, que será realizada no dia 23 de dezembro, às 20 horas. Na cantata, que terá 30 vozes, não haverá presença de público no templo, mas será transmitida nas redes sociais das duas igrejas. Priscila Póvoa será a regente da cantata composta de nove músicas. O pastor João Júnior ficará como mestre de cerimônia. Já a palavra será ministrada pelo pastor Gilson Júnior.

Priscila Póvoa será a regente da cantata “Brilha em Nós” (Foto: Divulgação)

O pastor João Júnior explica como foi a decisão de realizar a cantata em conjunto neste período difícil. “Foi um ato de coragem e esperança das duas igrejas, imaginando que chegaríamos ao Natal sem essa situação caótica, mas infelizmente ainda estamos nela. Pensamos em desistir, mas a maioria do grupo resolveu permanecer e realizar a cantata. A apresentação será realizada na Igreja Presbiteriana Betânia e no local utilizaremos patamares onde colocaremos os grupos de pessoas espalhadas, já que os bancos serão retirados neste dia especificamente, deixando mais espaço. Queríamos fazer duas apresentações, mas não foi possível, devido à situação da Covid-19. Será uma cantata tradicional e usaremos playback, pois não houve tempo hábil para ensaiar com banda”.

A cantata “Brilha em Nós” será transmitida no Facebook da Igreja Presbiteriana Monte Sinai e também no canal do YouTube da Igreja Presbiteriana Betânia, por meio destes dois links respectivamente: https://cutt.ly/EhCf05w e https://cutt.ly/chCf3M4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM