Plano de contingência para vacinação contra a Covid-19 em Valadares já está sendo elaborado

O aumento de casos de Covid-19 e a alta taxa de ocupação de leitos de UTI tem levado prefeituras de Minas Gerais a adotarem medidas de urgência para controlar a doença. O foco é garantir à população, o mais rápido possível, o acesso à vacinação contra o SarsCov-2, causador da Covid-19.

Belo Horizonte, Uberlândia e Tarumirim, por exemplo, já fecharam acordo com o Instituto Butantan, de São Paulo, para aquisição da vacina chinesa Coronavac. As vacinas, porém, ainda precisam ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por enquanto, não é possível cravar uma data para a aprovação de qualquer imunizante em teste e nem a data de início de vacinação das pessoas.

Mesmo sem a deliberação da Anvisa, a Prefeitura de Tarumirim, no Vale do Rio Doce, já antecipou a compra de insumos para receber as doses. Cerca de 14 mil seringas já foram compradas pelo Poder Executivo.

Em Governador Valadares vai ter vacina?

A Prefeitura, por meio de nota, informou ao DRD que Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está elaborando um Plano de Contingência Municipal com os procedimentos para a vacinação contra o coronavírus (COVID-19) e que o planejamento do Município será alinhado com os protocolos dos governos estadual e federal.

Não se sabe ainda qual vacina a gestão do município está mirando. Mas a aquisição de insumos já está sendo providenciada.

“Além disso, as adequações relativas à estrutura das salas de vacina, aquisição de insumos e capacitação dos profissionais envolvidos no processo de vacinação já estão sendo providenciadas, a fim de garantir uma estrutura satisfatória e que permita à rede oferecer aos usuários um atendimento organizado, humanizado e eficaz”.

SECOM/PMGV

Governador Valadares é um dos municípios mineiros com a maior taxa de letalidade do coronavirus. Já morreram 387 pessoas, sendo que 41 mortes ainda estão em investigação. A cidade tem mais de 11 mil casos confirmados da doença.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no SUS se aproxima dos 100%. Em hospitais particulares já não tem vaga há mais de um mês. Além disso, o Município está sobrecarregado com a quantidade de atendimentos de pacientes vindos de mais de 50 cidades da macrorregião.

ALMG aprova garantia de vacinação contra a Covid-19

O Estado deverá garantir a toda a população de Minas Gerais o acesso à vacinação contra o SarsCov-2. É o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 2.230/20, aprovado na manhã desta sexta-feira, 11, em turno único, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Extraordinária de Plenário.

De autoria do deputado André Quintão (PT), a proposição original tornava obrigatória a vacinação no Estado. No entanto, o texto sofreu alteração e o projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, apresentado pelo relator, deputado Sávio Souza Cruz (MDB), que tornou a vacinação facultativa.

A proposta segue agora para sanção do governador Romeu Zema. Sua tramitação obedece a rito especial, conforme previsto pela Deliberação da Mesa 2.737, de 2020, que buscou agilizar a apreciação de matérias relacionadas ao combate à Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM