Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica lança vídeo educativo

Campanha feita em parceria com a Secretaria de Educação apresenta canais de denúncias de crimes contra a mulher

A violência contra a mulher, prática cruel que em muitos casos acontece nos lares e de forma silenciosa, só é possível de ser combatida com denúncias e, sobretudo, com informação e conhecimento sobre o tema. Por isso, o Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher lançou um vídeo educativo voltado para crianças e jovens em idade escolar. O material, feito em parceria com a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), será exibido pelo Facebook da secretaria (facebook.com/portalsmedgv).

No vídeo, um aluno interessado no tema “violência doméstica e familiar contra a mulher” sai em busca de respostas e informações com promotores, militares e uma servidora da Assistência Social. Em sua pesquisa descobre, por exemplo, que a violência não é apenas física, mas pode ser também psicológica, sexual, patrimonial e moral, e que crimes dessa natureza podem ser denunciados pelos telefones 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e até mesmo pelo WhatsApp 99999-0091 (Frida – Assistente Virtual que funciona 24h).

Segundo a promotora de Justiça Carla Regina Goulart Salaro Duvanel, uma das idealizadoras do trabalho, os casos de violência contra a mulher aumentaram em Valadares durante a pandemia e a conscientização de crianças e adolescentes é fundamental para combater crimes domésticos.

“Nós já tínhamos como projeto conscientizar os adolescentes sobre a violência de gênero, realizar um trabalho junto às escolas. Vimos na inserção dos vídeos na plataforma da educação uma forma de divulgar os nossos canais de atendimento às mulheres em situação de violência porque, geralmente, as mulheres acompanham as crianças e adolescentes nas aulas. Durante esse período de distanciamento social, elas se viram ainda mais acuadas”, disse a promotora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM