Escolas e professores buscam formas de motivar alunos a continuarem estudando

Sem previsão de retorno presencial, algumas instituições de ensino da rede pública estão realizando ações para incentivar os estudantes a manterem o foco na educação.

Com o início do período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, estudantes da rede pública de todo o país tiveram que se acostumar com o ensino remoto. Em Minas Gerais, as aulas presenciais estão interrompidas desde o dia 13 de março. Em Valadares, só no dia 16 de abril as atividades retornaram, mas de forma virtual.

Sendo assim, em todo o estado, as aulas da rede pública, tanto do ensino médio quanto do fundamental e infantil, estão acontecendo através de aulas gravadas, que são disponibilizadas no canal de televisão Rede Minas ou no Youtube, pelo Estúdio Educação MG.

Além disso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu uma apostila com conteúdos de todas as disciplinas para quatro semanas de aulas e atividades chamado PET – Plano de Estudo Tutorado. O PET está sendo ofertado aos alunos da rede pública como alternativa para a continuidade no processo de ensino-aprendizagem, enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas.

Em conversa com a equipe do DRD, o professor de geografia e filosofia do colégio Centro Interescolar, Jair Fortunato, explicou o funcionamento dos PETs e do Conexão Escola, aplicativo em que os estudantes têm acesso às apostilas e aulas. Além disso, tem chats os professores ficam à disposição dos alunos para tirar dúvidas sobre o conteúdo.

“As aulas na Rede Minas e no Youtube e os PETs também ficam disponíveis para os alunos terem acesso no aplicativo Conexão Escola. Lá (no aplicativo) é onde os PETs devem ser entregues, para que sejam corrigidos. Neste app também tem um chat onde o aluno pode entrar em contato com o professor da própria escola que estiver no seu horário de aula.”

Jair Fortunato, professor da rede pública
Professor Jair, à esquerda, em sala de aula antes da pandemia

Mas o que está sendo feito para motivar os alunos?

Ainda de acordo com o professor, é muito difícil contabilizar o número de alunos que desistiram e abandonaram o ano letivo, porque muitos não têm acesso à internet para baixar os PETs ou acompanhar as aulas pelo Youtube. Assim, o estudante não entrega a apostila na data indicada, mas não por ser um desistente. Nesse caso, o aluno deve entrar em contato com a escola e solicitar o material das apostilas impresso, para que ele não seja prejudicado.

Para motivar os estudantes a continuarem estudando com o mesmo empenho em casa, os professores do Centro Interescolar estão organizando uma live, que acontecerá nessa sexta-feira (18), nas redes sociais da escola, para os alunos. Na live acontecerá um sorteio de prêmios para os que participarem.

“Essa vai ser a primeira live. Todos os alunos que estiverem nela já estarão participando do sorteio de prêmios. O intuito é fazer com que os alunos entreguem as apostilas antes do encerramento de cada PET. Com isso, a ideia é realizar uma live a cada encerramento, e os estudantes que tiverem entregado a apostila participarão do sorteio. Entretanto, na primeira (live), todos os que apenas participarem já estarão concorrendo.”

Jair Fortunato, professor da rede pública

Ainda segundo o professor Jair, o objetivo é motivar os alunos a desenvolverem os conteúdos dos PETs e entregarem a apostila na data correta, sem deixar para fazer em cima da hora. “Videoaulas, lives e aulas ao vivo, por exemplo, são estratégias que as escolas estão utilizando para fazer com que os alunos entreguem as apostilas (PETs) na data indicada e também se desenvolvam, não deixando para fazer tudo no final. Porque, apesar de os PETs valerem apenas carga horária e não nota, auxiliam o estudante no desenvolvimento do conhecimento”, explicou o professor.

Previsão do retorno das aulas presenciais

A equipe do DRD procurou a Secretaria Municipal de Educação (SMED) para saber se já existe uma conversa sobre o retorno das aulas presenciais ou se algum protocolo já está sendo elaborado para a volta das atividades. Em nota, a SMED informou que ainda não há um prazo para o retorno. Confira a nota:

“A Secretaria Municipal de Educação (SMED) informa que está analisando os pontos necessários, mediante as determinações dos protocolos de segurança de prevenção e combate ao novo Coronavírus (COVID-19) atuais, para assim iniciar a elaboração de um plano de retomada das atividades e aulas presenciais, sempre pensando na preservação da saúde dos servidores e dos alunos. Desde o dia 16 de abril, por conta da pandemia, todos os estudantes da rede municipal de ensino estão participando de aulas on-line através de uma plataforma digital e também via TV aberta, para os que não têm acesso a internet. – SECOM/PMGV”

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