IPATINGA – Após as fortes chuvas que atingiram Ipatinga no último sábado (11), o governador Romeu Zema (NOVO) esteve no município para acompanhar os trabalhos de resgate e assistência às famílias afetadas nesta segunda-feira (13). O número de mortos subiu para 11, sendo dez em Ipatinga, incluindo duas crianças, e uma em Santana do Paraíso, também localizada no Vale do Aço.
O chefe de estado estava acompanhado do coronel Paulo Roberto Rezende, chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Além disso, alguns representantes das Forças de Segurança e prefeituras também percorreram os bairros atingidos com Zema.
“Desde o primeiro momento, o Governo de Minas atuou na busca dessas vítimas, que já foram resgatadas, todas identificadas, o que ameniza um pouco o sofrimento dos familiares, dos amigos, e agora estamos aqui, em um segundo momento, para oferecer ajuda humanitária aos desabrigados e desalojados”, disse o governador.
A prefeitura de Ipatinga decretou situação de emergência por 180 dias e anunciou medidas de apoio. Famílias atingidas receberão um auxílio de R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo, conforme declarou o prefeito Gustavo Nunes (PL). Sobretudo, as pessoas desabrigadas já estão sendo acolhidas no Estádio Ipatingão.
A Polícia Militar mobilizou 40 militares e nove viaturas, enquanto o Corpo de Bombeiros atua com 27 bombeiros e sete viaturas. A Defesa Civil de Minas Gerais também já está atuando no local com equipes técnicas, materiais de ajuda humanitária e apoio operacional.
Deslizamentos e alagamentos
De acordo a Defesa Civil e a prefeitura, as chuvas acumuladas deixaram o solo extremamente úmido, fazendo com que houvesse um crescimento nos riscos de deslizamentos e alagamentos. Somente no bairro Bethânia, foram registrados 204 mm de chuva em poucas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando que, nos próximos dias, são esperados volumes adicionais.
Chuvas no Vale do Aço
Entre as vítimas confirmadas de Ipatinga, cinco são de uma mesma família, incluindo uma criança. Ainda em Ipatinga, foi realizado o socorro a uma pessoa com ferimentos. Ao menos 150 pessoas estão desalojadas e outras 37 estão desabrigadas no município.
Coronel Rezende ressaltou que foram oito horas de chuvas ininterruptas entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira e pediu, mais uma vez, que a população tenha cuidado. “Todo o apoio técnico está sendo dado para o município neste momento: uma parte que ajuda na captação de recursos e a reparar o que é mais importante, incluindo uma metodologia de gestão instalada em posto de comando de operação, que permitiu organizar e centralizar todos os esforços e recursos logísticos, como maquinário pesado, voluntários, dando uma resposta rápida. Além disso, hoje, já estamos enviando mais equipes de resposta e ajuda humanitária”, informa o coronel Paulo Roberto Rezende.
As chuvas também prejudicaram serviços essenciais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi inundada e precisou interromper os atendimentos. Pacientes estão sendo transferidos para unidades de saúde em cidades vizinhas, como Coronel Fabriciano e Timóteo.