[the_ad id="288653"]

Chuva causa 11 mortes no Vale do Aço; Zema visita Ipatinga para acompanhar resgate

FOTO: Agência Minas

IPATINGA – Após as fortes chuvas que atingiram Ipatinga no último sábado (11), o governador Romeu Zema (NOVO) esteve no município para acompanhar os trabalhos de resgate e assistência às famílias afetadas nesta segunda-feira (13). O número de mortos subiu para 11, sendo dez em Ipatinga, incluindo duas crianças, e uma em Santana do Paraíso, também localizada no Vale do Aço.

O chefe de estado estava acompanhado do coronel Paulo Roberto Rezende, chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Além disso, alguns representantes das Forças de Segurança e prefeituras também percorreram os bairros atingidos com Zema.

“Desde o primeiro momento, o Governo de Minas atuou na busca dessas vítimas, que já foram resgatadas, todas identificadas, o que ameniza um pouco o sofrimento dos familiares, dos amigos, e agora estamos aqui, em um segundo momento, para oferecer ajuda humanitária aos desabrigados e desalojados”, disse o governador.

A prefeitura de Ipatinga decretou situação de emergência por 180 dias e anunciou medidas de apoio. Famílias atingidas receberão um auxílio de R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo, conforme declarou o prefeito Gustavo Nunes (PL). Sobretudo, as pessoas desabrigadas já estão sendo acolhidas no Estádio Ipatingão.

A Polícia Militar mobilizou 40 militares e nove viaturas, enquanto o Corpo de Bombeiros atua com 27 bombeiros e sete viaturas. A Defesa Civil de Minas Gerais também já está atuando no local com equipes técnicas, materiais de ajuda humanitária e apoio operacional.

Deslizamentos e alagamentos

De acordo a Defesa Civil e a prefeitura, as chuvas acumuladas deixaram o solo extremamente úmido, fazendo com que houvesse um crescimento nos riscos de deslizamentos e alagamentos. Somente no bairro Bethânia, foram registrados 204 mm de chuva em poucas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando que, nos próximos dias, são esperados volumes adicionais.

FOTO: Redes Sociais

Chuvas no Vale do Aço

Entre as vítimas confirmadas de Ipatinga, cinco são de uma mesma família, incluindo uma criança. Ainda em Ipatinga, foi realizado o socorro a uma pessoa com ferimentos. Ao menos 150 pessoas estão desalojadas e outras 37 estão desabrigadas no município.

Coronel Rezende ressaltou que foram oito horas de chuvas ininterruptas entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira e pediu, mais uma vez, que a população tenha cuidado. “Todo o apoio técnico está sendo dado para o município neste momento: uma parte que ajuda na captação de recursos e a reparar o que é mais importante, incluindo uma metodologia de gestão instalada em posto de comando de operação, que permitiu organizar e centralizar todos os esforços e recursos logísticos, como maquinário pesado, voluntários, dando uma resposta rápida. Além disso, hoje, já estamos enviando mais equipes de resposta e ajuda humanitária”, informa o coronel Paulo Roberto Rezende.

As chuvas também prejudicaram serviços essenciais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi inundada e precisou interromper os atendimentos. Pacientes estão sendo transferidos para unidades de saúde em cidades vizinhas, como Coronel Fabriciano e Timóteo. 

FOTO: Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM