MILÃO, ITÁLIA – O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (11), em Milão, na Itália, do seminário “Oportunidades de Negócios e Investimentos em Minas Gerais”. A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais promoveu o seminário. O encontro, que mobilizou empresários e autoridades brasileiras e do país europeu, porém, é um canal estratégico de apresentação do estado a investidores. Além disso mostras potencialidades e perspectivas de negócios e investimentos. Representa, além disso, uma forma de fortalecer a relação bilateral entre MG e Itália, um dos maiores parceiros comerciais de Minas.
Redução de burocracias
Assim, em discurso na na abertura do seminário, Romeu Zema ressaltou os pontos fortes de sua gestão, como a redução da burocracia.
“Eu já fui empresário por mais de 30 anos e sei das complicações que o Estado pode acarretar para quem quer investir e gerar empregos. Por isso, eu faço questão de acompanhar todos os projetos de investimentos que são realizados em Minas e deixo sempre o meu contato com o investidor. Se alguma coisa ficar parada na burocracia do Estado – pode ser na área fiscal, tributária, ambiental, ou sanitária -, eu faço questão de saber o que está acontecendo e encontrar soluções dentro da legalidade. Minas não é mais um obstáculo para quem investir”, destacou.
O governador, além disso, ressaltou os resultados da gestão econômica do Governo de Minas. Segundo Zema, Minas hoje é um Estado amigo de quem quer empreender, investir e criar oportunidades de trabalho para os mineiros.
“Com isso, nós já atraímos mais de R$ 350 bilhões em investimentos privados e já geramos mais de 750 mil empregos com carteira assinada desde o início da minha gestão. E nossa meta é alcançar a marca de mais de um milhão de empregos formais, e mais de R$ 500 bilhões em investimentos privados. Tenho certeza de que essa missão na Europa está contribuindo para a melhoria desses números. Somos um estado com logística privilegiada e temos a tradição de atrair grandes empresas italianas. Como exemplo, temos agora uma grande empresa que vai executar o nosso Rodoanel Metropolitano”, acrescentou.
Melhor lugar para se investir
Portanto, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, ressaltou ainda que Minas é hoje o melhor lugar do Brasil para se investir.
“Convido os italianos que ainda não conhecem Minas Gerais a ir conhecer, e tenho certeza de que serão muito bem recebidos. É um estado voltado para valorização de investimentos. Além disso, temos um poder público reduzido e que respeita e considera o investidor como o real gerador de riqueza. Temos várias riquezas e qualidade, temos mão de obra qualificada e uma livre iniciativa, cada vez mais forte. Atualmente, Minas Gerais é mais ágil, pois o ativo mais caro, hoje, é o tempo, e Minas respeita o tempo de quem quer investir”, disse.