Semana acadêmica destaca igualdade étnico-racial e formação científica
GOVERNADOR VALADARES – A XI edição do Seminário Integrador do curso de Biomedicina da Univale trouxe uma semana de aprendizado e discussões importantes para os futuros biomédicos. O evento incluiu minicursos práticos e apresentações científicas, proporcionando uma experiência enriquecedora para os alunos.
Na abertura, os participantes tiveram a oportunidade de participar do minicurso de coleta sanguínea com o professor e doutor Lorran Miranda, além do minicurso de intradermoterapia aplicada à biomedicina estética, ministrado pela professora e coordenadora do curso, Daniele Altera. Segundo ela, “esses minicursos são fundamentais para proporcionar aos alunos habilidades práticas essenciais que complementam sua formação teórica”.
A semana seguiu com a apresentação dos trabalhos científicos produzidos pelos alunos. Nas bancas de avaliação oral, alunos do 1º período apresentaram resumos científicos, enquanto os estudantes do 2º período em diante apresentaram artigos científicos. “Este é um momento crucial para nossos alunos, pois permite que eles desenvolvam tanto suas habilidades de pesquisa quanto de comunicação oral”, afirmou Daniele.
A semana encerrou com o minicurso sobre abordagem laboratorial em Mycobacterium leprae e Mycobacterium tuberculosis, ministrado pelo professor e mestre Marcos Weissa, oferecendo uma visão prática sobre o diagnóstico e tratamento de doenças endêmicas.
Seminário apresenta o tema: Igualdade Étnico-Racial
A temática da igualdade étnico-racial trouxe à tona a importância de diagnósticos e tratamentos adequados para todas as etnias. “Falar sobre a igualdade étnico-racial é essencial para garantir um sistema de saúde mais justo e inclusivo. Nossos alunos se engajaram profundamente nesta discussão, refletindo sobre como a Biomedicina pode contribuir para reduzir essas disparidades,” destacou Daniele.
A Semana Acadêmica e a Pesquisa Integrada da Biomedicina (PiBiomed) são eventos semestrais, que têm como objetivo principal desenvolver o senso crítico, científico e pesquisador nos alunos. “A pesquisa científica é a base para o avanço da Biomedicina, e a escrita é o meio pelo qual compartilhamos nossas descobertas. Aprender a redigir e a apresentar trabalhos científicos é fundamental para que possamos contribuir com novos conhecimentos e inovações na área”, enfatizou a coordenadora.