Com oito assistências na temporada, William é vice-líder do elenco e busca se igualar ao maestro Matheus Pereira
BELO HORIZONTE – Tido como uma das grandes referências no elenco do Cruzeiro, o lateral-direito William vive grande fase e pode encerrar o ano de 2025 com a melhor marca de assistências da carreira. Na última quarta-feira (5), o camisa 12 foi decisivo ao dar o passe para o gol da vitória celeste sobre o Grêmio, em Porto Alegre, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O cruzamento preciso encontrou o zagueiro Fabrício Bruno, que balançou as redes e garantiu mais três pontos para a Raposa.
Com o novo passe para gol, o camisa 12 chegou a oito assistências em 43 jogos na temporada, assumindo a vice-liderança entre os principais assistentes do elenco. À frente dele, aparece apenas o meia Matheus Pereira, que soma nove passes para gol e seis gols marcados em 45 partidas.
O desempenho atual deixa o lateral próximo de repetir — e até superar — o recorde pessoal conquistado no ano passado. Em 2024, William viveu a temporada mais produtiva da carreira, com dez assistências e cinco gols em 60 jogos. Antes disso, suas melhores marcas haviam sido registradas em 2023 e 2016, quando distribuiu quatro passes decisivos — o primeiro ano pelo Cruzeiro e o segundo ainda defendendo o Internacional. No futebol europeu, pelo Wolfsburg, da Alemanha, o lateral registrou números mais modestos: duas temporadas com duas assistências e outra com um passe para gol, período marcado por lesões e menor sequência em campo.
Além de William, outros nomes do elenco estrelado também vêm se destacando no fundamento. O atacante Kaio Jorge, artilheiro do Cruzeiro no ano, soma 22 gols e sete assistências em 2025, figurando como o terceiro maior garçom do time.
Mesmo em boa fase, o lateral sabe que a missão de quebrar o próprio recorde não será simples. O Cruzeiro ainda tem entre oito e dez jogos até o fim da temporada — as seis rodadas restantes do Brasileirão e os possíveis compromissos pelas semifinais e finais da Copa do Brasil.
Os principais garçons da Raposa em 2025
- Matheus Pereira: 9 assistências
- William: 8 assistências
- Kaio Jorge: 7 assistências
- Lucas Romero: 5 assistências
- Gabigol e Kaiki: 4 assistências
- Bolasie, Christian e Wanderson: 3 assistências
- Fabrício Bruno e Lucas Silva: 2 assistências
- Arroyo, Eduardo, Fagner, Jonathan Jesus e Marquinhos: 1 assistência







