O vôlei sentado surgiu por volta da década de 50, na Holanda. A modalidade paradesportiva mistura outros dois esportes: o vôlei tradicional e o sitzbal, ou seja, uma versão alemã praticada com pessoas de pouca mobilidade, mas sem rede.
Aliás o voleibol sentado começou a fazer parte dos jogos paralímpicos em 1976, como desporto de demonstração, em Toronto, no Canadá. Contudo apenas em 1980, a modalidade foi disputada em uma paraolimpíada, oficialmente, nos jogos de Arnhem, na Holanda
Até então, os jogos eram em pé. Apenas em 2004 passou a ser totalmente sentado, ano em que a modalidade foi destaque nas Paraolimpíadas de Atenas, na Grécia.
Regras
No vôlei sentado podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade.
Os sets têm 25 pontos corridos enquanto o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes que administra a modalidade.
Vôlei sentado em Valadares
A modalidade paradesportiva está com inscrições abertas de aulas gratuitas, na Praça Esporte, em Governador Valadares. As aulas são para pessoas com e sem deficiência, com idade acima de 13 anos, e vão acontecer às terças e quintas, das 19 às 21h. No entanto ainda não se sabe a data do início das aulas.
Portanto para se inscrever é necessário comparecer à secretaria da Praça de Esportes, de segunda a sexta-feira, entre às 6h e às 18h, com uma declaração escolar, cópia do comprovante de residência, cópia do cartão do SUS e duas fotos 3×4.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo com a Associação Mineira de Paradesporto. As aulas farão parte do Projeto de Prática Esportiva e Inclusão para pessoas com deficiência.