[the_ad id="288653"]

Você já reparou nos novos rótulos dos alimentos?

FOTO: Valter Campanato/ Agência Brasil

Os novos rótulos de alimentos, que entraram em vigor em outubro do ano passado, têm o objetivo de melhorar a clareza das informações

Por Natalia Lima Amaral

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas regras para os rótulos de alimentos e elas entraram em vigor em outubro do ano passado. As mudanças já podem ser vistas nas prateleiras dos supermercados e as principais obrigatoriedades agora são:

– Cores branco e preto na tabela nutricional;

– Valor energético e de nutrientes a cada 100g ou 100ml;

– Tabela colocada em uma superfície lisa, evitando as onduladas;

– Declaração de açúcares totais e adicionados;

– Rotulagem frontal com o alto conteúdo de algum nutriente.

Izabella Barbosa Vieira, professora do curso de Nutrição da Univale, explica que vários motivos influenciam na escolha de um produto na prateleira, como marca, valor, indicação de pessoas de confiança e até a preferência pelo produto. “São poucas pessoas que escolhem o alimento após a leitura do rótulo, mas acredito que a nova rotulagem vai permitir que os consumidores tenham mais facilidade em comparar produtos de diferentes marcas devido às padronizações, e que possam, de forma bem simples e direta, saber quais alimentos são ricos em sódio, açúcar e gordura, e que portanto, devem ter a ingestão evitada”.

Além disso, a professora conta que a expectativa é que os consumidores possam fazer escolhas mais assertivas, sabendo que muitas vezes o valor agregado à marca do produto não reflete a qualidade nutricional. Uma dica para facilitar esse processo é o aplicativo “Desrotulando”, que escaneia e facilita a pesquisa e avaliação dos produtos.

FOTO: Reprodução Anvisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM