[the_ad id="288653"]

Vira e Mexe: Dia do Forró celebra um dos ritmos mais tradicionais do Brasil

Seja em um bar tomando uma cervejinha, em um churrasco no final de semana ou arrumando a casa, o forró tem o seu lugar. Com tanta tradição e história, não tinha como não ter uma data para celebrar o estilo musical. Por isso, o Dia Nacional do Forró é comemorado em 13 de dezembro, data que faz referência ao nascimento de Luiz Gonzaga, um dos maiores nomes da música brasileira.

De acordo com Anndreza Magalhães, nutricionista e professora de dança, apesar de saber outros ritmos, ela tem o forró como sua paixão. “Eu sei um pouco de zouk, samba de gafieira e tango; mas não tem jeito, o forró tem seu lugar. Dou aulas em grupo há 3 anos e aulas particulares, há 8 anos. “A dança, o forró, me tornou quem sou hoje, me deu qualidade de vida, me ajudou a ser um ser social melhor, me formou tanto quanto professora, quanto dançarina, quanto ser humano”.

Foto: Arquivo pessoal

Benefícios mentais

Ainda de acordo com a professora, mais que física, o forró, bem como outras atividades, traz benefícios mentais. “Com toda certeza, a autoestima e saúde mental são as primeiras coisas. Pois além de aprender uma dança, exercitar o corpo e a mente, também há um novo grupo sociável, que acaba se tornando uma família”, disse.

Sentimento, aliás, que o empresário Victor Silvestre conhece bem. Ele começou com o forró bem cedo. Então, aos poucos, foi ampliando o gosto pela dança. Segundo ele, hoje tem bons amigos graças ao forró. E mais do que apenas as aulas no estúdio, os melhores momentos são quando todos se reúnem nas praças para dançar.

“Comecei a dançar bem cedo, com cerca de 3 anos de idade. Naquela época, eu e minha irmã queríamos imitar os adultos, e meu avô sempre incentivava. Ao contrário da minha irmã, que, por acaso, é uma excelente forrozeira, eu busquei aulas e cursos, participei de exames e hoje tenho minha família de forró. Nos encontramos nas salas, praças e eventos. Sempre na mesma energia gostosa”, canta.

E para celebrar a data, portanto, o Diário do Rio Doce separou uma playlist para você curtir o melhor do forró.

Luiz Gonzaga – Asa Branca ft. Fagner, Sivuca, Guadalupe

Xote dos Milagres – Falamansa

Anjo Querubim – Limão com Mel

O Cheiro de Carolina – Luiz Gonzaga

Eu Só Quero Um Xodó – Dominguinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM