A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) adaptou os conteúdos e produziu videoaulas que poderão ser acessadas no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola
Mesmo no período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) continua realizando suas atividades. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Polícia Militar (PMMG), a partir de agora, os conteúdos da iniciativa estão disponíveis para todos os alunos da rede pública estadual de ensino por meio de videoaulas.
“As lições, que são ministradas em sala de aula, foram remodeladas para uma versão de videoaula. É um conteúdo bem voltado para o aluno. Estamos chamando a ação de “Proerd em casa”, conta a coordenadora Metodológica do programa em Minas Gerais, Major Danúbia Lopes.
As adaptações foram feitas com autorização do DARE America, ONG detentora dos direitos autorais do programa. Além disso, as ações do “Proerd em casa” não representam a substituição das aulas presenciais da iniciativa, mas uma proposta de continuidade da cooperação entre escola, família e polícia militar neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas.
As videoaulas podem ser acessadas no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e, também, no aplicativo Conexão Escola. “Nós temos um canal no Youtube onde as videoaulas também estarão disponíveis, mas não saberíamos se de fato os alunos estariam sendo alcançados. Nos canais oficiais da SEE/MG, temos a certeza que o estudante irá assistir ao conteúdo”, destaca a Major Danúbia.
O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família, que visa ensinar habilidades aos estudantes para tomada de boas decisões, além de ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
Ao todo, serão disponibilizadas 20 videoaulas, sendo 10 para estudantes na faixa etária de 10 a 12 anos e, as demais, para os alunos com idades entre 12 e 14 anos. A ideia é que os estudantes tenham acesso a um vídeo por semana.
Além das videoaulas, o objetivo é que os quase 500 policiais militares que atuam como instrutores do Proerd possam ser tutores dos alunos e façam um acompanhamento local. “Vamos criar uma rede de acesso à comunidade escolar para que os estudantes possam tirar dúvidas e interagir. Será um contato mais próximo e mais rápido que poderá ser feito, por exemplo, pelas redes sociais”, afirma a Major Danúbia.
Material didático
No site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no Conexão Escola também está disponível o material didático do Proerd. São dois livros, um voltado para os alunos com idades entre 10 e 12 anos, e outro para estudantes de 12 a 14 anos. O material é complementar ao apresentado nas videoaulas.
Sobre o Proerd
Em Minas Gerais, a Polícia Militar iniciou suas ações no Proerd a partir da capacitação de cinco policiais militares no Curso de Formação de Instrutores promovido pela Polícia de São Paulo, em 1997. Em 1998, foi assinado um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Uberlândia e a Polícia para desenvolver o programa em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental. Posteriormente, com a formação de novos instrutores, o programa foi estendido para outras cidades de Minas Gerais.
Hoje, o Proerd está presente em todas as regiões do estado, atendendo e capacitando crianças, adolescentes e pais em diversos municípios e escolas das redes públicas e privada. Em 2019, por exemplo, o programa atendeu cerca de 490 escolas. Desde o início das atividades, em 1998, o Proerd já capacitou mais de 3,7 milhões de pessoas.