GOVERNADOR VALADARES – O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus (Novo), participou nesta terça-feira (11) da inauguração da nova sede regional do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) em Governador Valadares. A inauguração fez parte da agenda do vice-governador no município.
O novo imóvel, localizado na rua São Paulo, no Centro, abrigará a Unidade Regional de Regularização Ambiental Leste de Minas (URA Leste), bem como as unidades regionais de Fiscalização (URFis), de Gestão das Águas (Urga) e de Florestas e Biodiversidade (URFBio). A sede conta com cinco andares, garagem exclusiva, um andar dedicado ao atendimento ao cidadão e outros para arquivos, almoxarifados e salas de reunião.
“Quando conseguimos ter esse tipo de estrutura funcionando bem, conciliamos o desenvolvimento com a sustentabilidade. É motivo de comemoração para nós dar uma estrutura melhor de trabalho que vai resultar em um atendimento de qualidade para o cidadão e mais velocidade na tramitação dos procedimentos”, ressaltou o vice-governador, Professor Mateus.

Investimentos
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou que recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) foram direcionados para melhorias nas unidades regionais de Meio Ambiente. Novos computadores, mobiliário e uniformes foram adquiridos recentemente.
“Estamos direcionando recursos para que os servidores tenham condições de prestar o melhor serviço público possível, pois sabemos que vários cidadãos dependem do nosso trabalho e a gente quer sempre aprimorar e prestar um serviço de qualidade para toda a sociedade”, afirmou Marília Melo.
Unidades regionais
As Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URAs) gerenciam e executam atividades de regularização na sua área de atuação territorial. A URA Leste atende a 145 municípios, entre eles João Monlevade, Itabira e Rio Piracicaba. Em 2024, foram 202 empreendimentos licenciados pela regional.
As Unidades Regionais de Gestão das Águas (URGAs) do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) analisam pedidos de outorga de uso de recursos hídricos e promovem fiscalização. As Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBios) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) se dedicam à gestão, proteção e conservação dos recursos florestais e da biodiversidade.
As Unidades Regionais de Fiscalização (URFis), ligadas à Semad, executam ações de fiscalização ambiental. Elas garantem que as políticas ambientais sejam implementadas de forma eficaz em Minas Gerais.








