É dentro de casa, em um quarto ao lado da sala, que a empresária Victória Santos trabalha nas vendas de roupas de seu brechó. Mas, diferentemente do que se imagina, todas as vendas acontecem à distância, mesmo que sejam para clientes da cidade em que ela mora, Governador Valadares.
Há oito meses Victória assumiu a administração do negócio, e escolheu investir nas plataformas digitais para realizar as vendas. Todo o processo, desde o contato com o cliente até a entrega do pedido, é feito pela internet. Nesse caso, as redes sociais são as principais aliadas para alcançar potenciais clientes e aumentar o número de vendas.
No quarto, que funciona como uma verdadeira central, é onde os pedidos das clientes são despachadas, para dentro e fora da cidade. A mesa com o computador e a parede com alguns lembretes fazem o ambiente ser próximo ao de um escritório, já que as araras com roupas deixam o espaço mais personalizado, além da companhia do bulldog francês Tony.
A escolha de manter o negócio no mundo virtual tem motivos simples e bem convincentes para quem é empresário: além da redução de gastos, o ambiente de casa se torna um espaço de trabalho. “O brechó funcionou um ano de forma presencial em uma casa e agora ele retornou ao atendimento on-line. A praticidade de você ter um espaço só seu, de você estar no conforto da sua casa, é um dos benefícios de investir nessa modalidade”, disse Victória Santos Sousa.
Esse investimento nas vendas on-line tem se intensificado cada vez mais no Brasil. Assim como Victória, centenas de milhares de empreendedores têm reconhecido nas plataformas digitais um espaço que ultrapassa as limitações geográficas para alcançar novos clientes.
Segundo um levantamento da CupomValido, o país lidera o ranking de crescimento das vendas on-line, com 22,2% no ano de 2022. A expectativa é que o crescimento das compras nesse formato seja de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025. O estudo também apresentou uma projeção de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial no segmento de venda on-line.
O otimismo com a criação e a ampliação de vendas pelo ambiente digital é atrelada a um ponto interessante a se analisar, quando se trata da realidade brasileira. O país, mesmo com o registro de aumento no volume de compras on-line, ainda possui baixa adesão a essa modalidade: apenas 49% da população realizou ao menos uma compra on-line no último ano. Ou seja, há um vasto espaço para ser explorado e novos clientes para serem fidelizados.
Cuidados na hora de fazer compras pela internet
O DRD conversou com Herbert Costa, professor e especialista em sistemas de informação, para dar algumas dicas de segurança que podem ajudar a evitar transtornos na hora de fazer as compras pela internet.
Mantenha sempre atualizado o computador e o smartphone
“É importante que você sempre deixe o seu sistema operacional atualizado, antivírus atualizado. E, no caso dos smartphones, ativar a segurança de duas etapas”, disse Herbert Costa.
Cuiado com os links
“Não clique em link que você não conhece. Quando a gente tá falando do mundo virtual, é importante ter calma; a gente precisa ter prudência e cautela. Se você pensar que o link é de uma pessoa de confiança, mas não tem certeza, use a prudência”, destacou Herbert Costa.
Verifique se o site é seguro
“Sempre que comprar em um site, verificar se é um site seguro, aquele famoso cadeadinho que fica do lado do endereço do site. Isso mostra que a compra que você vai fazer nesse site é segura, os dados estão cripitografados. Verifique nos sites de avaliação se onde você está fazendo a compra é bem avaliado. Olhe também o CNPJ da empresa deste site e verifique se ele está ativo.”, explicou o professor.
Atenção com as promoções
“Se você não conhece o site e a promoção está muito diferente, o preço do produto que vocês estão comprando é muito diferente do que você viu em outras lojas, você precisa ter calma para saber se esse site é seguro. E a partir do momento que você faz uma compra pelo PIX, por exemplo, é muito difícil você conseguir reaver esse dinheiro”, alertou Herbert Costa.