“Velocidade”: espetáculo premiado chega a Valadares com entrada gratuita

Vencedora do Prêmio Shell 2026, peça do Grupo Quatroloscinco será apresentada em duas sessões no Teatro Atiaia e aborda a aceleração da vida cotidiana

GOVERNADOR VALADARES – Como a arte pode transformar a percepção do tempo em uma sociedade que vive cada vez mais acelerada? Essa é uma das questões que orientam o espetáculo “Velocidade”, do Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum, de Belo Horizonte, que chega pela primeira vez a Governador Valadares no próximo domingo (1) e segunda-feira (2). As apresentações acontecem às 20h, no Teatro Atiaia, com entrada gratuita.

Vencedora do Prêmio Shell 2026 na categoria Melhor Iluminação, a montagem também recebeu indicações ao Prêmio APCA nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia. Com direção de Ítalo Laureano e do cineasta Ricardo Alves Júnior, e dramaturgia de Marcos Coletta e Assis Benevenuto, a peça aborda poeticamente a efemeridade da vida, as memórias e a relação humana com o tempo.

A criação foi inspirada no texto “Notas sobre os doentes de velocidade”, da escritora mexicana Vivian Abenshushan, que discute a relação da sociedade contemporânea com a aceleração da vida cotidiana. A partir dessa reflexão, o grupo desenvolveu uma dramaturgia que mistura sonhos, lembranças reais e inventadas, sem seguir uma narrativa linear.


Em cena, cinco artistas — Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Michele Bernardino e Marina Viana — conduzem o público por situações relacionadas às relações familiares, ao trabalho, à rotina capitalista e à morte. A montagem utiliza uma mesa como elemento central da cenografia, transformada em uma espécie de página de livro, além de bonecos que reproduzem os integrantes do elenco.


A apresentação do dia 1º de novembro contará com interpretação em Libras e será seguida de um bate-papo com o público. Na mesma data, das 13h às 17h, o grupo também realiza a oficina “Práticas de um Teatro do Comum”, no Teatro Atiaia. Para se inscrever, basta acessar o site: www.quatroloscinco.com.

Fundado em 2007, o Quatroloscinco é um dos principais grupos do teatro mineiro e já apresentou seus trabalhos em 21 estados brasileiros, além de Cuba, Uruguai e Argentina. A circulação de “Velocidade” pelo interior de Minas Gerais conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *