Em parceria com a Prefeitura, mineradora Vale anunciou três novos viadutos rodoviários em Valadares
GOVERNADOR VALADARES – A Vale e a Prefeitura de Valadares anunciaram nesta terça-feira (19) novos investimentos em mobilidade urbana e segurança em Valadares. Assim a mineradora realizará a obra, porém, com a fiscalização da prefeitura. Os empreendimentos, portanto, vão gerar cerca de 500 empregos.
Segundo a Vale, além da passagem inferior de veículos na Avenida Tancredo Neves, a empresa construirá outros três viadutos rodoviários. Um na região do bairro Capim, outro na Ilha Brava e o terceiro na região central, onde hoje está o Mergulhão da Avenida Minas Gerais.
Por isso, em coletiva de imprensa, o secretário municipal de Planejamento, Jackson Lemos, disse que o anúncio das obras é um marco significativo.
“É com grande satisfação que celebramos o resultado de dois anos de negociação entre a Prefeitura e a Vale. Esse conjunto de obras representa um marco significativo para Valadares, impactando diretamente a vida da população, buscando, acima de tudo, promover melhorias na mobilidade urbana. Como secretario é motivo de alegria testemunhar esses empreendimentos em prol da nossa cidade”, disse.
Contratações locais
Dessa forma as empresas contratadas pela Vale farão as seleções de mão de obra e serviços. Mas a prioridade é atender a mão de obra local. Os profissionais contratados ocuparão funções como pedreiro, armador, carpinteiro, operador de máquinas e ajudante. Serão cerca de 500 oportunidades de trabalho.
Segundo o gerente-geral de implantação de obras da Vale, Marcello Puzziello, a iniciativa reforça o compromisso da Vale de realizar investimentos em municípios por onde passa a linha férrea. “Trabalhamos para que todos tenham uma convivência ainda mais harmônica com a ferrovia. Além disso, é uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento econômico da região, por meio da geração de empregos e da cadeia de fornecedores”.
Dessa forma, o prefeito da cidade, André Merlo (sem partido), comemorou o anúncio das obras. Segundo André, a mudança irá melhorar o trânsito e levar segurança para a população. “Este ano nós temos muito o que comemorar. Teremos obras importantes para nossa cidade como, por exemplo, o viaduto da Avenida Minas Gerais que, graças ao afunilamento da via para o acesso ao Mergulhão, acaba causando transtornos, principalmente nos horários de pico”.
Conheça mais sobre as obras
Passagem inferior na Avenida Tancredo Neves
De acordo com a prefeitura, as obras da passagem inferior da Avenida Tancredo Neves já começaram, envolvendo os bairros Esplanada, Santa Helena e Belvedere.
Após a conclusão, que segundo a Vale está prevista para o segundo semestre de 2024, o trânsito de veículos será em via exclusiva por baixo da ferrovia, aumentando ainda mais a segurança e a mobilidade urbana.
Ainda de acordo com a Prefeitura, nas proximidades da nova passagem inferior, a mineradora ainda construirá um muro de proteção. Também construirá outros dois trechos de muros de proteção na altura dos bairros São Cristóvão e Vila Mariana.
Viaduto da Avenida Minas Gerais
A previsão é que o viaduto receba duas pistas para cada sentido. Assim ele permitirá a ligação entre a Rua Tupã e a Rua Antônio José de Almeida, no Centro. O projeto prevê ainda uma área para estacionamento sob a estrutura. A previsão, no entanto, é que as obras comecem no primeiro semestre de 2024. A previsão de conclusão é o primeiro semestre de 2026. Os trabalhos de sondagem, porém, começam ainda neste mês. Confira no vídeo abaixo como ficará o viaduto.
Viaduto do bairro Capim
A previsão é que a obra seja iniciada em 2025 e finalizada no primeiro semestre de 2026. Depois de pronto, o viaduto vai conectar a Avenida Moacir Paleta com a Rua Soldado Edson Veloso, no bairro Capim. Serão realizados estudos detalhados para definir as características da estrutura.
Viaduto de Ilha Brava
O viaduto deve receber uma pista em cada sentido e será equipado com um passeio para pedestres. Assim ele irá conectar a BR-381 com a comunidade de Ilha Brava. A previsão é que as obras tenham início em no primeiro semestre de 2026 e sejam concluídas em 2027. Serão realizados, entretanto, estudos detalhados para definir as características da estrutura.
Comments 13
Kk prefiro não comentar
No viaduto da Av. Minas Gerais só não entendi como será a ligação da Rua Tupã na Rua Antônio José de Almeida
2024…. o que tem em 2024 mesmo? Huuummm tá…. entendi!
Quando será inaugurada a Ete do santos Dumont
Já perdemos muitas aulas nas décadas de 1960 e 70 porque o trem de ferro estava parado, nos impedindo atravessar.
A jk parou 2 meses e foi um sufoco… já imagino o gargalo na Veneza com sete de Setembro, e Tancredo Neves… é pra rir né Prefeito. Por acaso, vão se preparar para o trânsito fluir nas vias alternativas, ou vai largar a população se virando nos 30 pra conseguir passar.???
Caso não queira passar por estes transtornos, saia de casa mais cedo meu nobre.
As obras serão feitas para melhorias da mobilidade urbana, contudo há um preço a se pagar por isso, como a interdição temporária do mergulhão, por exemplo.
Já passou da hora né, aleluia aleluia aleluia aleluia 🖐️, obrigada senhor Jesus Cristo, obrigada vale
Tudo que for para benefício de governador Valadares seja bem vinda pois tudo e bom para desenvolvimento da cidade
Que venham as obras afim de trazerem melhorias para a cidade, quanto aos probs temporarios de transito, isso ja estar previsto e toda e qlqr pessoa sensata , livre de conviccao partidaria sabe q toda obra gera transtornos temporarios q para melhorar tem que piorar, pra mim sem problema…Excelente noticia para s cidade!!! Que venham…
E a ponte do São Raimundo senhor prefeito? Acredito que senhor esteja aguardando uma tragédia pra depois mexer . É uma piada este prefeito 👌.
Que falta faz uma boa interpretação de texto. Está claro na reportagem que a VALE fará as obras. A prefeitura irá fiscalizar as obras, será uma parceria.
Excelente melhoria pra valadares