Valadares: Somente 30% da população procurou as unidades de saúde para ser imunizada contra a gripe

A primeira fase da vacina contra a gripe (Influenza), que começou no dia 12 de abril e termina no dia 10 de maio, não mostrou ainda bons resultados em Valadares. Somente 30% do público-alvo procurou as unidades de saúde.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, a médica Márcia Cordeiro, nesta primeira fase foram priorizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas.

“Considero um fracasso essa primeira fase de vacinação. As pessoas devem valorizar esse chamado, principalmente neste período de pandemia, já que muitas vezes os sintomas da gripe podem ser confundidos com os da covid-19, sobrecarregando o sistema de saúde”

Alerta a coordenadora

A segunda etapa, que já começa na próxima semana, atende idosos com mais de 60 anos e professores, entre os dias 11 de maio e 8 de junho. A médica Márcia Cordeiro ressalta que todos os cuidados para a aplicação das doses estão sendo tomados.

“Idosos que já tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19 devem esperar 14 dias para poder tomar a vacina da gripe. É muito importante que a vacina da gripe seja levada a sério, e aquelas pessoas da primeira fase que ainda não tomaram a vacina podem procurar as unidades de saúde mais próxima de suas casas para se imunizarem”, afirma Márcia Cordeiro.

Afirma a médica Márcia Cordeiro

Outra preocupação é com a baixa procura pela imunização das crianças, já que elas também podem desenvolver a influenza de forma grave e transmitir a doença para aqueles grupos que estão próximos delas.

Já a terceira etapa vai de 9 de junho a 9 de julho, para pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Campanha 2021

A estratégia de vacinação contra a gripe foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999 com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população elegível.

Em 2021, a campanha de vacinação contra a gripe começou em abril. É dividida em três fases que contemplarão os grupos definidos pelo Ministério da Saúde, sendo que o planejamento de atendimento e vacinação de cada um desses grupos é organizado por cada município. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

As ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a gripe e devem ser mantidas, apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente da covid-19.

A vacina contra a gripe é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e mortes por gripe. Além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, mortes e suas consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença.

A vacinação contra a gripe também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Riscos

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, com o aumento da circulação do vírus Influenza em abril, a vacinação se faz ainda mais necessária, já que a imunização reduz as complicações e internações por doenças respiratórias e pode evitar a morte.

Gripe Influenza 

Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus Influenza, com grande potencial de transmissão, sendo responsável por elevadas taxas de hospitalização.

Os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável por grandes pandemias.

Transmissão

A transmissão dos vírus do tipo Influenza ocorre, assim como com a gripe comum e com o coronavírus, por meio de secreções respiratórias passadas de uma pessoa para outra, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Além disso, é possível pegar a gripe por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM