GOVERNADOR VALADARES – A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Governador Valadares (Sinduscon-GV) realizaram nesta segunda-feira (17) o lançamento da 22ª edição do Minascon. Pela primeira vez, o maior evento do setor de construção civil de Minas Gerais será realizado em Governador Valadares, nos dias 15 e 16 de maio, com abertura marcada para o dia 14. A cerimônia de lançamento aconteceu na sede Regional da FIEMG do Vale do Rio Doce e reuniu importantes lideranças do setor.
A solenidade contou com a presença do presidente da FIEMG – Regional Rio Doce, Marcos Lopes, do presidente do Sinduscon-GV, Hermes Soares, e do presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Geraldo Linhares. O evento será realizado no SEST SENAT, localizado na Rua D, número 10, no bairro Nova JK, e a expectativa é receber cerca de 5 mil visitantes.
Segundo Marcos Lopes, trazer o Minascon para o interior de Minas Gerais é um passo estratégico para o desenvolvimento do setor. “Antes, o Minascon era realizado apenas em Belo Horizonte, mas decidimos levar conhecimento e crescimento para outras regiões. O evento promove o desenvolvimento da indústria através do sindicato e prioriza inovação e oportunidades”, afirma o presidente da FIEMG Regional.
Hermes Soares destacou que a escolha de Valadares para sediar o evento é fruto de um esforço conjunto. “Nos últimos anos, a FIEMG optou por descentralizar o Minascon. No ano passado, aconteceu em Divinópolis, e já passou por cidades como Poços de Caldas e Montes Claros. Conseguimos trazer esse evento, que representa uma grande oportunidade para a indústria da construção civil local, oferecendo um espaço para palestras e inovações tecnológicas”, explicou o presidente do Sinduscon-GV.
Estandes e programação técnica
O Minascon contará com estandes comerciais, cujos espaços serão vendidos para empresas do setor, em tamanhos de 9m² e 18m². De acordo com Geraldo Linhares, essas empresas pertencem à cadeia produtiva da construção e irão expor produtos e serviços. “Teremos empresas de materiais de construção, software, pré-moldados, e até instituições financeiras, como a Caixa Econômica Federal, para falar sobre financiamento. Também teremos a participação do CREA [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia] e do Sebrae”.
A programação também inclui palestras técnicas sobre temas como tendências, inovação e sustentabilidade. Além disso, acontecerá o tradicional concurso “A Ponte”, em que participantes constroem pontes utilizando palitos de picolé. Para competir, é necessário se inscrever no site do Sympla e pagar uma taxa de R$ 50.
O evento é direcionado a dois principais públicos: profissionais da indústria da construção civil e estudantes. “Queremos envolver os futuros profissionais desde cedo. Inclusive, solicitamos à Univale que disponibilize um dia letivo para que os alunos possam participar e absorver o conteúdo técnico apresentado”, destacou Linhares.










Comments 2
Este evento vai trazer um enriquecimento e ajudará o município se encontrar com as indicações do setor da construção civil . parabéns pela a iniciativa
Olá,
Sou professora e atualmente coordenadora no curso de engenharia civil, e gostaria da programação do evento. Pretendo levar nossos alunos, porém para isso preciso elaborar um cronograma da nossa viagem.
Aguardo retorno e estamos com muitas expectativas!
Atenciosamente,