[the_ad id="288653"]

Valadares sedia 1º Seminário Municipal de Instrumentos de Gestão do SUS

FOTO: Univale/Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – Nesta terça-feira (4), Valadares sedia o 1º Seminário Municipal de Instrumentos de Gestão do SUS. O encontro será realizado no auditório Dr. Hermírio Gomes da Silva, no campus II da Univale, no bairro Universitário, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Com o tema “Rede e instrumentos de gestão em foco no quadriênio 2026-2029 – um espaço de diálogo e construção para o fortalecimento do SUS Municipal”, o evento busca criar um espaço de diálogo, integração e construção coletiva em torno das políticas públicas de saúde. A proposta é discutir propostas de aprimoramento e inovação na gestão municipal, envolvendo gestores, trabalhadores, prestadores do SUS, conselheiros municipais de saúde, legisladores, membros do Judiciário, docentes e estudantes da área.

Fortalecimento

O seminário tem como principal referência o Plano Municipal de Saúde (PMS), documento que norteia as ações do setor para os próximos quatro anos. Segundo a SMS, a meta é transformar as diretrizes do PMS em ações concretas, a partir da integração intersetorial e interdisciplinar.

Além disso, o evento reforça a integração ensino-serviço-comunidade, estratégia considerada essencial para consolidar parcerias estratégicas e aperfeiçoar o monitoramento e avaliação contínua do PMS. O seminário também servirá como espaço de troca de experiências exitosas, que contribuam para o fortalecimento da gestão pública e do próprio Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrutura do evento

A programação será composta por painéis temáticos, discussões e oficinas, organizadas em sete eixos de debate:

  1. Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde;
  2. Fortalecimento da Atenção Secundária;
  3. Fortalecimento da Atenção Terciária/Hospitalar;
  4. Fortalecimento da Vigilância em Saúde e do Meio Ambiente;
  5. Regulação e integração de sistemas nas Redes de Atenção à Saúde;
  6. Inovação e formação em saúde para o SUS;
  7. Controle social, gestão e governança no SUS.

Esses eixos dialogam com dez diretrizes estratégicas que vão desde a ampliação do acesso à Atenção Primária e Especializada, promoção da inovação em saúde, valorização dos trabalhadores, até a otimização da governança e gestão financeira do SUS e a promoção do bem-estar animal.

Programação

O seminário começa às 8h, com credenciamento e coffee break, seguido da abertura oficial às 8h30. A partir das 9h, será realizado o painel de abertura “Fortalecendo o SUS Municipal: a gestão estratégica e a integração nas Redes de Atenção à Saúde a partir do Plano Municipal de Saúde”, com falas sobre os desafios e potencialidades das redes de atenção e a projeção do PMS 2026-2029.

Durante a manhã, serão abordados temas como o Plano Especial de Saúde do Rio Doce, a regulação e integração da rede de atenção e a integração ensino-serviço-comunidade. Após o intervalo, à tarde, os participantes se dividirão em oficinas temáticas, que culminarão na apresentação de uma síntese coletiva das discussões, prevista para as 16h, seguida do encerramento às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM