GOVERNADOR VALADARES – Após três anos de paralisação, o serviço de transplante de córneas pelo SUS foi retomado em Governador Valadares. O primeiro procedimento aconteceu nesta segunda-feira (29), no Hospital Bom Samaritano, beneficiando o morador do bairro Altinópolis, Agnaldo Amâncio de Figueiredo, de 47 anos, que aguardava na fila desde 2022.
O paciente sofria com doenças na córnea e já só conseguia enxergar vultos. A cirurgia, conduzida pelo oftalmologista Dr. Maurício Dutra, durou cerca de 45 minutos. “Após a cirurgia, ele disse para a irmã que agora ia voltar a enxergar. E o sentimento que nos move é o de entrega, de sempre fazer o melhor para o paciente, assim como jurei quando me formei. Nossa equipe está muito feliz e grata por fazer parte desse recomeço de servir aos usuários do SUS”, afirmou o médico.
De acordo com a irmã, Ivana Amâncio, o primeiro desejo de Agnaldo é ir à igreja agradecer a Deus pela bênção de voltar a ver. “Segundo ele, o primeiro passeio que vai fazer é ir à igreja agradecer a Deus pela benção de poder voltar a enxergar, além de poder ver a luz do dia. Só temos que agradecer a toda equipe que foi muito carinhosa, atenciosa e cuidadosa com ele!”, contou.
A retomada do serviço acontece em pleno Setembro Verde, campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Cunha, a conquista é simbólica: “Este é um momento histórico para o nosso município, reforçando os avanços da saúde pública e a importância da doação de órgãos para reduzir a fila de espera por transplantes e, para salvar vidas! É a Secretaria Municipal de Saúde avançando cada vez mais para beneficiar quem realmente precisa, que é a população”.
Doação salva vidas
No Brasil, a autorização da família é indispensável para a doação de órgãos. Por isso, médicos e autoridades reforçam a importância de conversar com familiares e manifestar o desejo de ser doador. A negativa familiar ainda é uma das maiores barreiras para ampliar os transplantes no país.
Com a retomada, Governador Valadares volta a oferecer o transplante de córneas pelo SUS, renovando a esperança de pacientes que aguardam a chance de voltar a enxergar.







