GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta sexta-feira (25), a Defesa Civil Municipal atendeu ocorrências relacionadas ao vento forte em alguns pontos da cidade. Segundo Adelson Bento Ferreira, coordenador da Defesa Civil, não houve vítimas e toda situação está normalizada.
De acordo com a Defesa Civil, houve registro de queda de árvores na BR-116, próximo ao Trevo, em direção ao Pontal. De acordo com a EcoRioMinas, o trecho no km 411 já está com o trânsito normalizado. Algumas casas foram destelhadas no bairro Carapina e um outdoor caiu no São Pedro, em um terreno baldio. Além disso, a ventania provocou interrupção de energia em vários pontos da cidade, afetando assim reservatórios e casas de bombas.
Mudança no tempo
A previsão do tempo está dando trabalho para os meteorologistas em Governador Valadares. No mesmo dia em que os termômetros chegaram próximos de marcar 36ºC (a máxima registrada no período da tarde foi 35,8ºC), uma forte ventania em diferentes pontos da cidade mudou completamente a paisagem da cidade.
“A questão dos ventos foi em função da frente fria que passou pelo litoral e jogou umidade para dentro do continente. A borda dessa frente fria estava jogando umidade para dentro do continente, e como nós estamos no Leste de Minas, próximo do litoral, então, recebemos essa umidade. Na parte da tarde, nesse calor excessivo, começou a se formar as nuvens de chuva. Esses ventos fortes são originários das próprias nuvens de tempestades, que se formam quando a frente fria passa”, explicou Fulvio Cupolillo, professor de climatologia do Instituto Federal de Minas Gerais em Governador Valadares.
Na tarde desta sexta-feira (25), a Estação Meteorológica em Governador Valadares, entre o período de 15h e 16h da tarde, registrou um volume de chuva de 9,6 mm e fortes ventos que chegaram a 49,7 km/h (ou 13,8 m/s). Já das 16h às 17h a ventania registrou 16,2 km/h (ou 4,5 m/s) com a rajada de vento de 97,5 km/h (ou 27,1 m/s). Ou seja, esse foi o pico de vento forte e que durou pouco tempo.
“Nós estamos no finalzinho do inverno, dia 23 de setembro vai começar a primavera. Então nesse período de transição é comum essas entradas de frente fria, ou por dentro do continente ou pelo litoral, o que acarreta essas instabilidades na para da tarde”, disse o professor de climatologia.
Previsão do tempo para Governador Valadares no final de semana
Sábado (26): céu parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas, temperatura máxima prevista de 34°C e umidade relativa do ar mínima de 45%.
Domingo (27): céu parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas, temperatura máxima prevista de 32°C e umidade relativa do ar mínima de 50%.
Comments 3
Moro do Bairro Esplanada, na rua Sete de Setembro e desde as 15 hs da tarde de ontem, dia 25/08 que não temos energia elétrica numa parte da rua, afetando minha casa. Na minha geladeira vai está tudo “podre”. Não sei ainda se estragou algum eletrodoméstico. Interessante que nesta reportagem está dizendo que já está tudo “controlado”. Liguei para o número 116 da Cemig e disseram que já estão resolvendo. vieram aqui na rua, olharam o problema e não resolveram pq tinham outros lugares mais urgentes para resolver , E aí? Quem vai arcar com “ meu prejuízo”?? Já são 4:35 da madrugada do dia 26/08 e nada foi solucionado ainda .
Cês não é nada e quer tentar explicar, isso é fim dos tempos,,, abre o olho o mané….
Ontem chegando em Valadares enfrentei um congestionamento gigantesco na Rodovia BR-116. Fiquei por horas preso em uma fila sem previsão de saber quando o tráfego seria liberado. A alternativa foi pegar uma estrada de terra passando pelo Miura até sair no anel rodoviário.