O encontro acontece na tarde desta terça-feira, na Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares
Será realizado nesta terça-feira (19), em Valadares, o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON). Cerca de 30 pequenos produtores e produtores da agricultura familiar da zona rural estarão expondo produtos que são comercializados na região. O evento tem o apoio da Prefeitura de Valadares. O Circuito é voltado para Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresas (ME), Microempreendedores Individuais (MEI), Agricultura Familiar (AF) e Empreendimentos Coletivos.
O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) é um projeto de promoção de acesso a mercados que aproxima e insere os pequenos negócios como fornecedores de segmentos identificados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede MG). Além da promoção do encontro entre fornecedores e segmentos compradores, o CMON tem em sua origem metodológica a preocupação no desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios locais.
O programa é oriundo de uma experiência bem-sucedida da Sede, que, em 2016, durante os trabalhos do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), criou o Circuito Mineiro de Compras Sociais – CMCS, em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No entanto, o novo formato tem como diferencial a sua estruturação enquanto política pública de fomento aos negócios, além da sua expansão para outros setores da economia e regiões do estado de Minas Gerais.
De acordo com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o encontro entre empresas fornecedoras e compradoras ocorre em Rodadas de Negócios (virtuais ou presenciais).
Na modalidade virtual, o tempo estimado de negociação é de 15 minutos, em que a empresa fornecedora faz a apresentação do seu produto para a empresa compradora. Na sequência, havendo interesse da empresa compradora, a empresa fornecedora encaminha o produto para aprovação e posterior fechamento de negócios.
Já na modalidade presencial, a empresa fornecedora apresenta o seu produto para degustação à empresa compradora e, na sequência, a troca de cartões e fechamento de futuros negócios.
Participação em feiras e eventos
Os participantes, selecionados previamente em edital, expõem seus produtos em estandes fornecidos gratuitamente pelo estado via CMON, de modo que a negociação e a troca de contatos ocorra ao longo do evento. (Em virtude da Pandemia de Covid-19, essa modalidade não está sendo realizada.)