Sessão itinerante de cinema irá acontecer no bairro Santa Rita
GOVERNADOR VALADARES – Os amantes da sétima arte que se preparem: nos próximos sábado (3) e domingo (4), a Mostra Noite de Cinema Brasil promove evento itinerante com exibição gratuita de filmes nacionais e produções independentes.
Governador Valadares é a terceira cidade a receber o evento, que antes percorreu municípios do interior do Pará. A mostra é uma iniciativa do coletivo mineiro Noite de Cinema. Uma seleção de filmes nacionais de curtas e médias metragens que retratam a diversidade e a cultura brasileira serão apresentados.
As exibições estão programadas para acontecer no Complexo de Lazer Praça Dona Rosalva, localizado na avenida Castelo Branco, s/n (atrás do Mart Minas Atacadista), no bairro Santa Rita. O início das sessões está programado para começar às 19h. E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita e livre para todas as idades e públicos.
Quem comparecer nem precisa se preocupar em gastar. Pipoca e refrigerante serão servidos gratuitamente pela organização aos espectadores, ou seja, a diversão segue garantida para toda a família.
O evento é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio de empresas, prefeituras e instituições locais.
Sobre a Mostra Noite de Cinema Brasil
Criado em 2012 por um grupo de amigos no bairro Maria Helena (Belo Horizonte), o coletivo começou suas atividades com exibições de filmes nas ruas e muros da região.
Com o tempo, começaram as circulações em cidades da região metropolitana e interior de Minas. Esta é a segunda edição do projeto, que tem proporção nacional.
Ao longo dos últimos 12 anos, o grupo conseguiu desenvolver sua estrutura, com a aquisição de uma tela inflável e equipamentos profissionais de projeção e som. Assim, foi possível promover a circulação de cinema também por periferias do interior do estado, alcançando um público de mais de 90 mil pessoas nesses últimos anos.
A proposta é incentivar a população a apreciar e exercitar um olhar crítico no universo do cinema. Outra preocupação do Coletivo é promover a exibição de produções nacionais, de artistas independentes, que, em sua maioria, ficam de fora dos grandes circuitos e cadeia comercial do cinema.
Essa é a primeira vez que Governador Valadares recebe o projeto que busca levar a magia do cinema para as periferias do país.
Filmes Exibidos
A MENINA E O MAR
- Direção: Gabriel Mellin
- Sinopse: O filme conta a história de duas crianças que possuem formas completamente diferentes de enxergar o mundo. E o mar, que abraça este encontro. Ele, com medo do que as águas podem trazer, e ela, que encontra poesia em cada grão de areia, aprendem juntos que, para apreciar a vida, basta se entregar aos sentidos. É nessa conexão que nasce uma história de superação, lições e uma experiência transformadora.
O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA
- Direção: Renan Montenegro
- Sinopse: Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.
O MISTÉRIO DO BOI DE MAMÃO
- Direção: Luiza Lins
- Sinopse: Inspirado no folclore do Boi de Mamão, uma brincadeira popular que acontece no litoral catarinense, o filme conta a história do menino Deni, torcedor do Avaí, que vive uma grande aventura ao tentar descobrir o sumiço do boneco do Boi de Mamão.
O MONSTRO DO PÂNTANO DO SUL
- Direção: Marko Martinz
- Sinopse: Lola, uma menina de 11 anos, vai acampar com a turma da escola. Longe dos pais pela primeira vez, ela precisa provar para si mesma que é uma menina corajosa após se deparar com uma criatura que emerge do lago. Pensando ser a personificação de uma antiga lenda da região, Lola e seus amigos correm de volta para o camping. No dia seguinte, ela irá dedicar todo seu tempo e inteligência para desmascarar o que está por trás dessa estranha criatura.
SONECA E JUPA
- Direção: Rodrigo Meireles
- Sinopse: Jupa está passando por uma fase difícil quando é convidado por seu amigo de infância a fazer uma viagem de despedida da Kombi.
POROROCA
- Direção: Fernanda Roque e Francis Frank
- Sinopse: Adaptado do texto “A inacreditável história do pescador”, de Tarcízio Dalpra Júnior, Pororoca é fruto do amor entre a Baleia e o Peixe-boi; uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.
NONNA
- Direção: Maria Augusta V. Nunes
- Sinopse: A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem com os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, Ana entende que a presença de sua avó ali é transcendental.