Valadares recebe hoje, 17, mais uma remessa de vacina contra a covid

O governo de Minas Gerais está encaminhando mais uma remessa de vacinas para a macrorregião de Governador Valadares, Alfenas, Coronel Fabriciano, , Ituiutaba, Januária, Leopoldina, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pedra Azul, Pirapora, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha.

A distribuição do primeiro lote teve início na sexta-feira, 14, para cobrir mais uma etapa de vacinação das 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) do estado. A segunda parte da mesma remessa será entregue na hoje, 17. As 732.150 doses das vacinas contra a covid-19 serão retiradas nas URSs pelos municípios, responsáveis pela execução da operação de vacinação em seus municípios.

Voos comerciais da Azul, caminhão refrigerado e veículos das URSs são utilizados para operacionalizar a distribuição das vacinas.

Esta remessa é referente à 19ª entrega do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), feita na quinta (13/5) e na sexta-feira (14/5). Chegaram a Belo Horizonte 422.750 doses da AstraZeneca e 207.800 doses da CoronaVac, no dia 13/5, e mais 101.600 doses da CoronaVac, no dia 14/5.

Na sexta-feira, nove URSs receberam os quantitativos de vacinas de acordo com as estimativas populacionais, feitas pelo Ministério da Saúde (MS) dos grupos prioritários de cada município: Barbacena, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Itabira, Juiz de Fora, Ponte Nova, São João del-Rei e Sete Lagoas.

De acordo com as diretrizes do PNI, os imunizantes desta fase serão utilizados da seguinte maneira:

CoronaVac dose 2: ajuste de esquema ou continuidade do Plano de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19;
AstraZeneca dose 1: 2% de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC);

AstraZeneca dose 2: 40% de povos e comunidades quilombolas – referente a pautas do Ministério da Saúde e acerto pendentes,

100% de povos e comunidades ribeirinhas – referente a pautas do Ministério da Saúde e acerto pendentes;
22% de pessoas com 65 a 69 anos de idade; sendo uma parte que completa os esquemas iniciados na pauta 13 (falta ainda o restante desse grupo, que era de 47,04%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM