O presidente da comissão da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), Igor Erzen, está em Governador Valadares para avaliar a realização do Pan-Americano de Parapente. O órgão é responsável por homologar os campeonatos internacionais. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, as primeiras impressões foram positivas.
“Eu penso que Valadares é um lugar muito bacana pra estar, tem todas as coisas no lugar, uma ótima infraestrutura, a organização está perfeita. Então, eu acho que facilmente poderia ter um Campeonato Mundial aqui. É um lugar ótimo pra voar”, disse o presidente da FAI.
As avaliações do comitê que compõe a FAI são fundamentais para colocar a cidade como favorita para sediar um campeonato mundial da modalidade. Jamie Shelden (EUA), que atua como supervisora, é responsável por garantir se as regras estão sendo seguidas pelo município sede da competição.
“A natureza aqui é fantástica, assim como a estrutura oferecida. Está tudo correndo muito bem. Por isso é sempre muito bom voltar aqui”, disse, elogiando a disponibilização de intérpretes para auxiliar os competidores. A equipe da FAI que avalia o campeonato é composta também por Mitch Shipley (EUA), Helena Filonova (Russia) e pelo brasileiro Renato Tsukamoto.
A competição é realizada pela Prefeitura e recebe o apoio de várias secretarias e do SAAE. Ela é realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). Informações: Prefeitura de Governador Valadares