Valadares realiza IX Encontro de Carros Antigos

A exposição foi promovida pela Associação Valadarense de Autos Antigos (AVAANT).

Para quem é amante pelos automóveis antigos, aproveitou o final de semana, em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, para prestigiar o IX Encontro de Carros Antigos. O evento foi organizado pela Associação Valadarense de Autos Antigos (AVAANT) no sábado e domingo. Além dos carros, muita música durante o dia e a noite.

Em 2021, o evento aconteceu no mês de outubro. Aliás foi um sucesso. De acordo com a organização, cerca de mil pessoas prestigiaram o evento. E vários expositores vieram de outros estados. Cerca de 252 carros participaram do encontro. Mas a expectativa para este ano ainda era maior.

AVAANT

A Associação Valadarense de Autos Antigos (AVAANT) foi criada em 2007. O objetivo da associação é estar próximo dos apaixonados pelos veículos antigos, apresentando para os amantes de carros antigos as relíquias pouco vistas nas ruas. O encontro também tem um propósito social, ou seja, ajudar a quem mais precisa. Portanto para participar, o ingresso era 5 quilos de alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação dos alimentos será doada para as instituições da cidade.

Amílton Coelho é um dos diretores da associação. Ele fala da paixão pelo automóvel além de contar um pouco da história como surgiu a Associação Valadarense de Autos Antigos (AVAANT).

“A AVAANT nasceu oficialmente em 2007. Um grupo de amigos apaixonados por automóvel, não especificamente antigos, mas uma série de variedade de automóveis. Eu tenho estabelecimento no Centro, que é um estacionamento, reunimos aos finais de semana, feriados, eventualmente até durante a semana, e nasceu a ideia. A gente tem como prioridade unir nosso hobby à filantropia. Toda nossa programação, principalmente, nosso evento anual, ele é destinado basicamente a isso’’.

Amílton Coelho, diretor da Associação Valadarense de Autos Antigos (AVAANT) ( Foto: DRD/TV Leste)

Pai resgata Fusca e o presenteia à filha

Lara Marques, de 10 anos, é apaixonada por carros antigos. Ela, inclusive, faz parte do Grupo Amigos e Antigos. Então, claro, ela não poderia perder o encontro. Lara tem um Fusca, conservado, de 1970. O carro se chama Blue. É maravilhosa a história como ela ganhou o Fusquinha. Antes, seu pai, Michael Marques, gerente comercial, era o dono do Fusca. Ele o comprou em 2014, porém, precisou vendê-lo em 2018, quando seu segundo filho nasceu. Michael precisou de grana para o tratamento e terapias do filho, que é especial. Ele nasceu com a Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down). Mas quando a situação financeira de Michael melhorou, ele comprou o Fusca de volta e o presenteou à filha Lara. Lara é encantada pelo Fusca.

Lara Marques com seu Fusca, de 1970. (Foto: DRD/TV Leste)

Lara Marques, conta esta história, por favor? “Meu pai teve que vender ele em 2018, porque meu irmão ia nascer. Ele vendeu ele para um moço que morava no Sul. Aí neste ano, meu pai conseguiu comprar ele de volta. E agora ele está de volta com a gente. Ele tem uma longa história’’, destacou.

Lara Marques ,10 anos, com seu Fusca que se chama Blue (Foto: DRD/TV Leste)

Pai de Lara conta como tudo aconteceu

“Eu sempre tive um sonho de ter um Fusca. Aí consegui comprar este carro em 2014, depois de muito trabalho, e Lara, automaticamente, se apaixonou pelo carro. A vida da Lara gira em torno desse carro. Mas quando chegou em 2018, meu segundo filho nasceu. Nós tivemos uma feliz surpresa que meu filho era uma criança especial. Meu filho nasceu com Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down). No momento que você recebe esta notícia, você quer dar o melhor para seu filho. Aí tive que vender algumas coisas, com muita dor no meu coração. Principalmente por conta da Lara. Ela chorou muito, lembro na época. Acabei vendendo o Fusca em 2018, só que ela não tinha esquecido este Fusca. Somente agora em 2022 que consegui novamente resgatar e comprar o Fusca que estava no Sul. Ele é um carro que faz parte da minha família’’, concluiu o pai de Lara.

Michael Marques e sua filha Lara Marques (Foto: DRD/TV Leste)

Amante e colecionador de carros antigos

O engenheiro Luiz Argolo faz parte do Grupo Amigos e Antigos. Desde seus 15 anos de idade ele começou a se interessar pelos automóveis. Hoje ele possui três carros. A mais antiga é uma C10, de 1983, conservada, cor envelhecida, padrão que faz parte do encontro. “Desde os meus 15 anos eu transito neste segmento. Eu tenho três carros: uma C10 1983, uma F10 V8 e uma Opala de 1974. Desde a minha infância eu sempre convivi nesse meio de carros antigos. É amor pela história do automobilístico do nosso País. Hoje a gente vem se confraternizar com o grupo que faz o evento, que é a AVAANT. Engrandecer um evento cultural que contribui para o desenvolvimento da nossa cidade’’.

Luiz Argolo com a sua C10, de 1983 (Foto: DRD/TV Leste)

Rogério Loures é um fascinado colecionador de carros antigos. A paixão dele é um Ford Hot Rod 1927. “Desde criança, está no sangue da gente, é um DNA. É uma paixão, um brinquedo, não é igual um carro atual. É um carro para curtição, para evento, e passear no final de semana’’.

Rogério Loures e o seu Ford Hot Rod 1927 (Foto: DRD/TV Leste/DRD)
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM